quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Francisation en Ligne - FEL

Para quem já está com seu CSQ em mãos, o Governo do Québec disponibiliza a francisação online, que é um curso de francês oferecido pelo MICC.


Já sabíamos disso desde o ano passado, mas precisávamos do CSQ para ter direito de acessá-lo.

Em novembro, quando recebemos o CSQ, o FEL estava "em recesso" e só retornaria em janeiro.


Pois bem, antes do Carnaval conseguimos fazer a nossa inscrição e conseguimos acessá-lo. Entretanto, deixamos para começar as aulas quando estivéssemos de volta.


Passado o Carnaval, onde tivemos direito à muita praia e bloco de Maracatu, Caboclinho e frevo (o caçula adorou o Maracatu Rural...:-D) e de volta à vida "normal", hoje aproveitei que estou me "afastando" da empresa e fui fazer a avaliaçãó, para ver em que nivel me enquadrava.

Feito o teste, retornou o resultado:


"Votre niveau de compétence en français est peut-être trop élevé pour ce programme de niveau intermédiaire. Mais si vos compétences en expression orale et écrite sont moins fortes que vos compétences en compréhension, ce programme peut être utile. Veuillez transmettre un courriel au Registraire si vous désirez vous inscrire."


Não posso negar que fiquei muito orgulhosa de ver o resultado "trop élevé", entretanto, queria entrar no curso, até porque até agora não resolvemos o que vamos fazer de curso de francês agora em 2008. Hamilton quer voltar a estudar inglês e de forma intensiva, mas ao mesmo tempo sabemos que não devemos parar o francês.

A turma do avançado da Aliança começa na próxima 2ª feira e, sinceramente, por mim, continuávamos por lá.

De qualquer forma, fazer esse curso seria um complemento nos estudos de francês.


O que eu fiz? Enviei um e-mail solicitando minha inscrição no nivel intermediário mesmo e vamos ver o que me respondem...:-)


Quanto ao Carnaval, uma imagem vale por 1000 palavras.



Não são lindos??? :-)
Ahhh!! Antes que esqueça, o VIII ENCONTRO DE IMIGRANTES RECIFE-QUÉBEC está marcado para o próximo dia 24/02/2008, no mesmo lugar dos encontros anteriores.

Caso alguém tenha interesse, é só entrar em contato.

Anninha e Luiz Cláudio e Elaine e Cláudio vão fazer muita falta nesse encontro, mas fazer o quê, né??

Ao menos sabemos que eles estão bem... E isso é o que importa!!!!!!!!!!!


Posteriormente, colocaremos maiores detalhes sobre o encontro.


À bientôt!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Dani,
Parabéns amiga, também estou muito orgulhosa do resultado do teste. E eu pensando que seu nível de francês era intermediário. É isso aí, não pare o francês. Seus pimpolhos estão lindos.

Boa Sorte e até breve aqui nas terras canadenses.
Bjs

Anônimo disse...

Olá,

Somos Camila e José Roberto e vimos que vão para o Quebec também. Para qual cidade vcs estão indo? Nós vamos para Ville de Quebec em julho. Estamos na fase de espera pelo pedido de passaportes. Nós também temos 2 filhos, de 11 e 8 anos.
Gostariamos de manter contato para fazer amizade, pois lá vamos precisar muito de amigos! Afinal, estamos deixando todos aqui, seria bom chegar lá já com alguns contatos para amenizar a falta dos que ficaram!

Um abraço,

José Roberto e Camila

Luiz disse...

E aí Dani!

Aproveite bem o FEL, pois é cheio de dicas valiosas nele... Anote os links q aparecerao nas aulas... anote tudo q der, pois valem a pena!

Bjao
Luiz Claudio

é semana q vem... uh uh!!!!

weverton ferreira disse...

Oi, sou daqui de recife também e assim como vocÊs 4 estou querendo ir para Québec junto com minha esposa, estamos matriculados no curso de frances no Senac e iremos comecar dia 13/02, ou seja, amanhã. Tenho, assim como vc, um Blog e te deixei como site favoritos, se quiser dar uma passadinha lá o blog é o seguinte: www.quebecnofrevo.blogspot.com. Há quse que me esqueço onde será o encontro?