segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Blog "Abandonado"?? Nããooo...:-)

Começo de ano, muitas coisas a acertar e, férias das crianças... Conclusão: nada de sossego em hipótese alguma!!!

Pode parecer que o blog está abandonado, mas não é isso. O problema é que estamos aproveitando as férias dos meninos e, tentando driblar a perturbação, estamos na praia, onde ficamos de certa forma isolados, por não ter telefone nem internet.

Mas, as pesquisas e as coisas a resolver continuam.

O que "pega" são os prazos!! Muitas coisas poderiam já estar mais encaminhadas se tivéssemos uma data para nos organizarmos. Muitos que se encontram ou que já passaram pelo processo federal reclamam da demora. Na realidade, não é a demora que nos preocupa e sim o fato de não ter uma data. Por exemplo, se soubéssemos que sairia com certeza no começo do segundo semestre, já poderíamos ter algumas coisas concretas já definidas, como a venda dos carros, a renovação do contrato de trabalho, etc. Na incerteza, ficamos sem querer tomar algum passo mais pra frente e acabar tendo que esperar, quem sabe, até o ano de 2009.

Mais, c'est la vie!!!

Recentemente, temos pesquisado muito a respeito do sistema escolar quebecois. Com a possibilidade de chegarmos por lá depois do mês de julho, queria me assegurar que na prática as crianças não seriam prejudicadas, ficando alguns meses fora da escola. Para tanto, tivemos a ajuda de algumas pessoas, e mesmo que alguns a gente ainda não conheça pessoalmente, já admiramos e podemos considerar amigos.
Pois bem, o que podemos "apurar" foi que realmente há o problema com as garderies (para crianças menores de 5 anos), pois a fila de espera é considerável. Para isso, encontramos o site da CPE (localizador de Centres de la petite enfance http://mfacf.mapanswer.com/localisateur/mfacf.main.do?type=proximite&locale=fr) e o site da Commission Scolaire de Montreal (http://www.csdm.qc.ca/csdm/index.asp).
Para a école primaire, não há problema, a criança entra na classe d'accueil e logo após segue para a turma que se encontrava no Brasil, ainda que seja no segundo semestre, pois há interesse que a criança entre logo na escola.

Muito obrigada Djanira, Mylène, Anninha, Elaine e tantas outras que compartilham comigo a preocupação e ajudaram me acalmar...:-)

Realmente, dependemos do consulado. Já vimos casos em que o pedido de exames chega com 4 meses em outros só chegou com 9 meses. Então, é quase uma roleta russa e não podemos fazer outra coisa que não nos organizarmos no que for possível e aguardar o desenrolar dos prazos.

Enquanto isso, já estamos colocando à venda alguns itens que não estamos utilizando. Aos poucos, vamos disponibilizando outras coisas. Quem tiver interesse, é só clicar no bazar.

No dia 12 de janeiro fizemos uma despedida para os nossos amigos Luiz Cláudio & Anna e Cláudio e Elaine, cujos vistos haviam chegado na 6ª feira, dia 11/01/2008.
Ficamos muito contentes em saber que eles já estão com quase os dois pés no Canadá... Mas, não podemos deixar de sentir uma pontinha de saudade. Conhecemos Cláudio e Elaine no 1º encontro que fizemos lá no Shopping Boa Vista há quase 01 ano atrás, em fevereiro de 2007. E o Luiz e a Anninha nós conhecemos no meio do ano passado e se tornaram figuras imprescindíveis nos encontros e nas nossas conversar. Como falamos pra Soraia, afinidade é uma coisa engraçada: pode surgir de onde nem imaginamos.... Pois de amigos de encontros esses 2 casais se tornaram amigos do peito e é inevitável pensar que os encontros não serão os mesmos sem eles.

Mas, a vida deve seguir seu rumo! Os encontros deverão continuar ocorrendo (já estamos marcando pra depois do carnaval) e os nossos amigos têm que buscar seus sonhos!!!

QUE VOCÊS TENHAM MUITO SUCESSO E FELICIDADE EM TERRAS CANADENSES!!!!!! Estamos aqui torcendo por vocês e daqui a pouco, se Deus quiser, terão mais companhias, inclusive a nossa!!:-D

Vejam a cara de felicidade da Anninha... Depois da mala da Barbie, só os vistos para fazerem seus olhos brilharem tanto...:-P
















À bientôt!!

3 comentários:

Shirlei Barreto disse...

Salut, Dani!
tá ai uma coisa que me preocupa; é essa questão da escola para crianças, tenho um filho de 3 anos e sinto-me muito insegura com relação a esta adaptação etc. Fico tranquila quando leio informações tão preciosas como esta que vc postou aqui. Entretanto, como só vamos aplicar em abril, estou vivendo o mal de cada dia, tentando não acumular aflições nem ansiedades. Quanto aos amigos que fazemos aqui, que tem o mesmo objetivo de imigrar, é nossa carência gritando: ei , ei , lá não teremos família que tal se a gente cuidar um do outro? O melhor de tudo, é que todos estão dispostos a isto. Um grande beijo. E aproveite o sol e o mar, pode ser o último verão em terras brasileiras...risos

Anônimo disse...

Ola, Dani e Hamiton, estava dando ma passadinho no blog do Luis&Anna e vi o link para o blog de vcs. Me chamo Bruno, sou casado com Ana Flavia, temos um filho chamado Matheus (2 anos e meio) e o Lucas que ainda ta na barriga com previsão para o nascimento final de julho e nós estamos aguardando o pedido de exames médicos. A nossa previsão para imigrar é em outubro desse ano ou em Março de 2009, após o inverno. Tivemos e o prazer de conhecer o Luis e a Anna em um encontro realizado em Joao Pessoa, cidade em que moramos, realizado em Dezembro/2007. Como vcs disseram no post, uma das nossas preocupações é com a escola das crianças. Gostaria de poder trocar também informações com vcs, sobre tudo e se possível, participar dos encontros realizados em Recife. Desde já convido vcs a participar do nosso encontro que deve ser realizado após o carnaval, mais ou menos, 23/02. Qualquer coisa se desejarem manter contato é só mandar m e-mail para brunolucen@hotmail.com. Abraço e até a próxima. Agardamos contatos.

Bruno e Ana Flávia

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Ola Hamilton e Dani,

Obrigada pela visita em nosso blog espero que o processo federal de vcs ande depressa e que realmente no 2o semestre se o destino de vcs for Montréal possamos levar os filhotes para passear. Vi os links que vcs colocaram sobre CPEs e Garderies vou olhar.Em nosso blog nas postagens mais antigas também tem uns links interessantes sobre garderies e CPEs.
até mais,
Pri, Mau e João Pedro