quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Processo Federal.

Antes de iniciarmos o relato de como demos entrada nos nossos documentos da fase federal, queríamos fazer um adendo ao relato de ontem, sobre a entrevista.


Só depois percebemos que não havíamos falado sobre a pergunta que fizemos a respeito do nosso nível de francês.

Após a Mme. Legault ter nos informado que havíamos sido aceitos, perguntamos como tinha sido a nossa avaliação de francês. Ela respondeu que nos avaliou como nível intermediário avançado e, após, corrigiu, "niveau intermediaire foncionnel, parce que vous pouvez maintenir une conversation". Disse que ficamos com nível de pontuação 7.

Não vou negar que não fiquei muito feliz, afinal de contas todos os nossos professores nos davam pelo menos 10 (na escala de pontuação que vai até 16).

Mas, vou dar um desconto... Até porque estávamos nervosos e isso nos atrapalhou, sem dúvida. E recentemente, após ver um post na Comunidade Brasil Québec, percebi que ela foi muito justa, pois um teste realizado pela Aliança Francesa, acho que no estado de Minas Gerais, considerou um casal com nível DELF A2, que corresponde a aproximadamente 250 horas de francês. Ao ligarem para o Escritório de Imigração, orientaram para marcar no formulário nível 7 de pontuação, que corresponde a essas 250 h/aula.
Então, não posso reclamar: se temos aproximadamente 250 h/aulas, Mme. Pas Legault foi justa ao nos classificar no nível 7 do formulário.


Outro detalhe que percebi depois é que nos nossos CSQs, apenas o do meu esposo tem qual categoria de trabalhador qualificado, informando qual o código da profissão dele pelo NOC.

Com isso fiquei pensando, será que a minha profissão não vem classificada porque eu preciso da validação? Ou será que eles classificam apenas a do requerente principal??



A dos meninos também não vem nada... Apenas categoria trabalhadores qualificados... Tadinhos...:-S



ENTREGA DA FASE FEDERAL



Ao sairmos da entrevista, ainda ficamos aguardando um pouco para vermos se encontrávamos o casal de amigos da entrevista das 11:00.

Ficamos no rol do hotel, tentando ligar pro consulado, pra pegar o horário de funcionamento. Embora no site do consulado diga que não é preciso confirmar, pois as informações alí contidas estão atualizadas, achamos melhor ligar e saber se é mesmo das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 (http://www.canadainternational.gc.ca/brazil/offices_bureaux/can_offices_sao.aspx?lang=pt#horario).



Entretanto, não conseguimos!! Após milhões de minutos de espera e de repetidas ligações, desistimos.

Seguimos para o Banco Itaú, que fica literalmente do outro lado da Rua Frei Caneca, na esquina com a Avenida Paulista e fizemoso depósito relativo às taxas do processo federal.

Existe uma questão que algumas pessoas colocam que o depósito deveria ser feito numa agência do Itaú Personnalité. Entretanto, o depósito pode ser feito em qualquer agência do Banco Itáu (http://www.canadainternational.gc.ca/brazil/imm/processing_fees.aspx?lang=pt).



De lá, saímos andando até o hotel, para deixarmos a "pastinha" de documentos e seguirmos rumo ao consulado.

Entretanto, no meio do caminho encontramos com o casal Paulo e Edja que fariam entrevista no dia seguinte, 3a. feira, dia 13/11.

Conversamos bastante, contamos como tinha sido a nossa entrevista, fizemos o nosso primeiro relato ao vivo...:-)

Eles nos contaram que haviam ligado pro consulado e conseguiram falar com uma Sra. Aida, que informou que o horário para entrega de documentos era pela manhã, das 09:30 às 11:00, mas que eles fossem e explicassem a situação na portaria que eles conseguiriam entregar.

Com isso, nos animamos e após uma hora de conversa, na esquina da Rua Augusta com a Peixoto Gomide, resolvemos que iríamos juntos ao Consulado.

Seguimos para o hotel, deixamos os documentos da entrevista, que não iríamos mais precisar; nos encontramos na frente do hotel, pegamos um taxi e seguimos para o Consulado.
Chegamos lá por volta das 14:00 depois de nos informarem que a entrega de documentos só era feita pela manhã. Insistimos com a recepcionista, Paulo e Edja disseram que tinha falado com uma pessoa pelo telefone e ela disse que fosse e entregasse à tarde, já que somos de Recife e tínhamos feito a entrevista pela manhã.
Pois bem, insistimos e nos mandaram esperar até às 15:00, horário que abririam um exceção. Nossos amigos ficaram esperando e tomaram um "chá-dé-cadeira", após confirmaram com o Sr. Téo que poderiam entregar no dia seguinte, à tarde, pois a entrevista deles seria só na manhã do dia 13.

Conseguimos entregar nossos documentos após a buracracia e segurança do Consulado e finalmente às 16:00 estávamos com essa tarefa cumprida... Ainda que a "simpática" atendente do consulado tenha dito: "vou apenas receber e pronto, não vou conferir nada, porque o horário é pela manhã"... Mas, pegou, carimbou, não conferiu, mas estava entregue!!!!

E seguimos rapidinho pra 25 de Março, afinal de contas ainda tínhamos a tarefa de comprar ao menos uma lembrancinha para cada um dos meninos...:-)

Dicas dos Documentos da Fase Federal

Sabemos como as dicas, que vários amigos nos deram em relação aos documentos do processo federal, nos foram úteis.
Por esse motivo, vamos colocar aqui alguns tópicos para talvez facilitar a vida de quem vai seguir o mesmo caminho.

1) Para a certidão de antecedentes criminais da Polícia Federal, vá ao link da PF(http://www.dpf.gov.br/), preencha o formulário online ou imprima e preencha a mão (
http://www.dpf.gov.br/web/formulario/Form_crim_impresso.htm). Dirija-se à sede Polícia Federal no Cais do Apolo (não sei o horário de funcionamento, mas fomos lá por volta das 09:00 da mnhã e estava tranquilo). Levar original e xérox do RG. Leva uns 15 dias pra ficar pronto. No recebimento, orientam a reconhecer a firma do tabelião no Cartório Arnaldo Maciel, que fica por trás do Palácio da Justiça, próximo à Avenida Dantas Barreto.


2) Para os antecedentes criminais da Polícia Civil do Estado, fomos no Expresso Cidadão do Cordeiro (na exposição de animais), mas tem outros (http://www.expressocidadao.pe.gov.br/).
Paga-se uma taxa de R$ 8,67, preenche o formulário lá mesmo e deixar a cópia de um documento de identidade. Observar porque tive problemas com pra retirar o meu, porque deixei a xérox da habilitação, feita lá mesmo no DETRAN do Expresso Cidadão, mas o nome da minha mãe estava abreviado e demorou mais pra retirar, pois eu tinha que levar o RG, onde o nome dela não está abreviado. Vale ressaltar que para retirar tive que dar outra volta, porque até mesmo na minha carteira da OAB (que são as duas que ando, OAB e habilitação), o nome da minha mãe também estava abreviado e a responsável lá disse que não podia... Mas, o prazo normal de retirada é de 2 dias.

3) A certidão de NADA CONSTA da Justiça Federal pode ser tirada online:
http://www.justicafederal.gov.br/portal/publicacao/engine.wsp?tmp.area=207
No caso de haver homônimos, essa certidão não será emitida via internet, ainda que seja necessário informar o CPF. Deve-se ir ao prédio da Justiça Federal na Avenida Recife (http://www.jfpe.gov.br/) e retirar essa certidão pessoalmente. A boa notícia é que sai na hora e é de graça

4) Essas certidões devem ser retiradas em todos os estados por onde a pessoa tenha residido por mais de 6 meses após os 18 anos de idade, exceto a da Polícia Federal, que tem abrangência em todo território nacional.
Tivemos que fazer isso em relação aos antecedentes do meu marido no estado da Bahia. Mas, graças a Deus, tanto a da Polícia Civil do Estado da BA(http://www.ssp.ba.gov.br/policiacivil.asp) como a da Justiça Federal da BA ( http://www.justicafederal.gov.br/portal/publicacao/engine.wsp?tmp.area=207) são emitidas pela internet.

5) Deve-se ligar para o consulado para pegar os valores que deverão ser depositados, pois estes podem variar em função da taxa do câmbio. Telefone do Consulado :
(11) 5509-4343


Bem, acho que é só!!

Se lembrarmos de mais alguma coisa ou se alguém tiver algum dúvida e soubermos responder, estamos aqui pra isso!!

De hoje até à próxima segunda feira, teremos mais 10 amigos realizando as suas entrevistas.
Somados aos outros 10 que conhecemos de Recife que já fizeram as suas e estão com seus CSQs em mãos, totalizamos 20 pessoas.
Estamos aqui torcendo para que na próxima semana tenhamos 20 CSQs recifenses fresquinhos para comemorar!!!
E como o encontro está marcado para o próximo dia 02/12, será um festão!!!:-)

BONNE CHANCE A TOUS!!!!!

Bisous et à bientôt!!!!

Um comentário:

Luiz disse...

Ae Dani!! Espero que tenham sorte como nos tivemos nessa fase! Foram somente 4 meses e meio de espera... O legal é q conseguiram entregar a documentacao ainda no mesmo dia, coisa q nos nao tivemos como fazer. Mas relaxem agora, pq agora vcs ja podem começar a sentir o gostinho do Canadá!!! uh uh!! :D