sexta-feira, 19 de setembro de 2008

As Verdades de Cada Um.

Quando começamos o processo de imigração, uma coisa que fazia parte era tentar nos informarmos da melhor forma possível.
Acessar toda informação oficial disponível, trocar informações, conversar com amigos, ler blogs para tentar aprender com a experiência de outros imigrantes, tudo isso fazia parte de nossa preparação.
Muitas pessoas tendem a relatar experiências positivas. Poucos relatam as suas experiências negativas, decepções, ao menos não era o que mais encontrávamos.

Relatar vitórias, sucessos realmente é bem mais fácil.
Não é muito agradável verificar que existem pontos negativos no que traçamos como sonho e percebemos que muitas pessoas não gostam quando alguém ressalta esses pontos. Entretanto, acredito que cada vez que alguém expõe alguma coisa negativa pela qual passou ou está passando, alerta aos demais para a possibilidade de que isso venha a acontecer... E assim podemos ficar melhor preparados.

Como dizem nossos amigos Fábio e Soraia, isso aqui é uma opinião pessoal, que reflete uma experiência que é nossa. Temos alguns conhecidos que passaram pela mesma experiência e por não ter lido nada em nenhum lugar antes de viajarmos, resolvemos relatar. Quem sabe vai ajudar alguém!!

O Problema das Garderies

Antes de imigrarmos, sempre ouvimos falar do problema das vagas em garderies.
Entretanto, possivelmente desinformada a esse respeito, ou sonhadora, achava que isso acabaria não nos afetando, afinal de contas o MICC informa que crianças são prioridades, que as crianças a partir de 4 anos podem entrar na escola, etc.

Quem imigra com crianças acima de 6 anos, não tem que se preocupar com vaga: a vaga deles é assegurada pela Comissão Escolar e eles entram na classe d'accueil, numa turma com crianças na mesma faixa etária. Essa classe d'accueil (apenas com imigrantes) onde eles têm francês, matemática, educação física, artes, música, pode durar até 20 meses. Após esse período, se a crianças continua com dificuldades, passa para o que eles chamam de classe especial, pelo que nos foi dito pela professora do nosso filho. E a saída da criança para a "classe regulier" (onde passa a estudar as demais matérias da sua classe normal(geografia, história, inglês, etc), no caso do nosso filho, 2ª série/3º ano do ensino fundamental, está diretamente ligada ao aproveitamento no aprendizado do francês.

Com as crianças de menos de 6 anos, a coisa não é tão fácil. Existe o pré-escolar, que em alguns bairros aceita crianças a partir de 4 anos, mas que na grande maioria aceita apenas a partir de 5 anos.
Nosso filho completa 5 anos em dezembro. Quando estivemos na comissão escolar, tentamos inscrevê-lo para o pre-maternelle (pré-escolar), mas nos informaram que apenas no bairro e o nosso bairro só aceita a partir de 5 anos. Argumentamos que no bairro vizinho aceita a partir de 4 anos, mas nos disseram que só pode ser no nosso bairro.
Então, argumentamos que ele completa 5 anos em dezembro, mas foi aí que nos veio a informação que para ser aceita, a criança tem que completar 5 anos até outubro, senão fica para o ano seguinte.
Então fomos orientados a voltar no próximo ano, em junho de 2009, para fazer a inscrição dele.

Com isso será um ano fora da escola...:-(

Sem outra opção, seguimos à caça das garderies!!

Colocamos nosso filho na lista de espera do site enfancefamile.org; consultamos o site Ma Garderie; enviamos e-mails e ligamos para uma infinidade de CPEs e garderies, suja lista pegamos no centro responsável pelas garderies públicas.
O que acontece é o seguinte: Ainda que o subsídio do governo seja para crianças de 0 a 5 anos, (onde pagaríamos CAD$ 7,00/dia) e embora seja uma prática condenada, eles fazem uma discriminação com crianças "mais velhas", por entenderem que entrarão na escola no próximo ano e com isso não criariam vínculo.
Fomos aconselhados a procurar garderie em meio familiar, mas as que visitamos não nos empolgaram: são poucas crianças e a maioria até 3 anos. Como colocar uma criança de 5 anos pra "estudar" (porque é isso que você vai dizer) com crianças bem mais novas, quando essa criança já vinha acostumada a estudar com amiguinhos da mesma idade?

As vagas que surgem, ainda que sejam muito poucas, são em garderies privadas, cuja faixa de preço varia de CAD$ 35,00 a CAD$ 45,00. Sabemos que existem as de CAD$ 20,00, mas na prática não encontramos vagas em nenhum dessas.

No nosso teste para a francisação, ao questionar como eu deveria fazer se não encontrasse um lugar para colocar o meu filho mais novo, a resposta foi que eles não podem fazer nada, que se assim fosse, eu deveria ligar e solicitar minha recolocação na próxima turma... Ou seja, o MICC não assume esse problema, não orienta, nada.

Estou comentando isso porque já ouvi algumas pessoas dizerem que o MICC tem que resolver esse problema, que a gente vem de fora e que eles dizem que eles nos dão total apoio.
Com relação à vaga para nossos filhos pequenos, não é bem assim.
Conversando com alguns casais que já estão aqui há mais de um ano, vimos que eles passaram pelo mesmo problema. E a solução que acharam foi colocar os filhos em garderies privadas, pagando uma média de CAD$ 700,00/mês, até conseguirem vaga nas públicas, o que pode levar até mais de um ano. Segundo nos disseram no Centre Saint Michel, a fila de espera é de aproximadamente 2 anos, pois existem 20.000 pessoas na lista...:-(

Ainda não resolvemos o que faremos, até porque ainda não encontramos um lugar que nos agradasse para colocá-lo.
Mas, as opções que constatamos que temos são:
1) Deixá-lo em casa até o ano que vem e com isso ficarmos nós dois presos...:(
2) Pagar esse alto preço para colocá-lo numa garderie, que era um dinheiro que não havíamos programado gastar, ainda que saibamos ser um investimento.
3) Tentar ver se há alguma chance de colocação dele em um bairro vizinho, depois que ele completar 5 anos.

De qualquer forma, sabemos que a maior probabilidade é da 2ª opção.

Existe uma possibilidade de reembolso do governo, para o valor gasto com garderies. Pelo que nos informamos, esse valor varia de 56 a 75% e depende do valor da sua renda anual.
Entretanto, essa solicitação teria que ter sido feita até 1º de setembro.
Após isso, só é possível quando da declaração do imposto de renda, a ser feita em abril do próximo ano.

Estamos pesquisando, nos informando, correndo atrás e caso apareçam outras hipóteses, colocaremos aqui.

Aqui é legal? É sim!
Estamos gostando? Sim!
Está valendo a pena ter vindo? Muito!!
Mas, nenhum lugar do mundo é perfeito e todos nós devemos ficar cientes disso!!

Abraços a todos e à bientôt!!

Abraços

5 comentários:

Gisa e Diogo disse...

Acho muito importante que essas experiências também sejam divididas. Realmente nenhum lugar é perfeito e é bom que cheguemos aí com essa consciência, evita frustações. Espero que essa questão seja resolvida da melhor forma e que tudo dê certo. Queria saber de vocês como está o clima e se vocês alugaram o ap já c/o aquecimento incluso na taxa do aluguel, pois estamos nos assustando com o zum zum zum de que durante o inverno a conta fica muito alta.

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Oi Dani,

Passei por aqui e vi o seu super informativo post!
Como você sabe eu também estou passando pelo mesmo problema pois não encontrei uma garderie (nem CPE) pro meu filhote (que tem ainda 3 anos) e o levo não muito contente a um meio de familia!
Assino embaixo de tudo que vc escreveu e so vou acrescentar uma coisinha que é pouquissimo divulgada pelo MICC. Se você e seu esposo estiverem estudando,por exemplo, vc a francisação e ele outro curso qquer contanto que pelo menos 3 horas durante o dia(so não pode ser a noite) ou mesmo a francisação também, você pode pedir a ajuda ao pagamento à garderie e o MICC reembolsa até $25,00 por dia se seu filho estiver em uma garderie privée, assim como eles reeembolsam também os valores de Camp de Jour de crianças mais velhas durante as férias (desde que os ais estejam estudando neste periodo).
Se este for o seu caso da uma pesquisada, ok?!
Bjo,
Pri.

disse...

Pois é minha amiga, estamos só esperando as pedradas, hehehe. Mas, na minha opinião, o blog é uma terapia! Então, quem não estiver gostando que vá ler o JC Online com as últimas notícias das eleições. hahaha.
Saudade de vcs e mandem notícias.

Gisa e Diogo disse...

Obrigada pela atenção =) Sem querer explorar, mas... Lembro que a Dani falou que iria levar alguns remédios... Vocês realmente levaram? Como? Pergunto porque tomo remédio controlado e estou com medo de levá-los e ficarem detidos =/

Fábio disse...

Pode se preparar para receber algum comentário babaca de algum sonhador no Brasil dízendo que não é bem assim...
Só sabe o que é isso quem está vivendo essa situação.
Em termos práticos, acho que vale a pena consultar alguma ONG que trabalhe com imigrantes e possa te dar alguma orientação a respeito do que você tem direito de verdade.
Também acho que não é de se descartar uma conversa com um advogado local para saber como você pode exigir legalmente o que lhe é de direito. E se for o caso, ir a justiça para que o seu direito seja respeitado.
Não tenha medo de brigar pelo que é seu de direito, pois pior do que ir atrás das coisas é se acomodar e passar a viver de BS.
Beijos para vocês e continuem passando essas valiosas informações para a gente.