domingo, 7 de setembro de 2008

Finalmente, chez nous!!

Bonjour, mes amis!!!

Como podem ver, estou de bom humor!!
Finalmente, estamos na nossa casa. Não é nada agradável estar em um lugar provisório, ainda mais quando se decide não abrir todas as malas.
Depois de um mês, começa a bater um desânimo... Não se tem nada a mão, não se acha muita coisa, mas também não adiantava abrir todos os nossos 13 volumes, pra dentro de alguns dias ter que empacotar tudo de novo, pra levar pro apartamento.

O LOCAL

Quando começamos a procurar um lugar para morar, levamos em consideração termos uma certa praticidade.
Explico: aqui existem muitas "casas" que são divididas em 3 pavimentos (subsolo, rez de chaussez e 1er. étage). Olhando de fora, são verdadeiras casas, mas na verdade são 3 logement, como eles chamam por aqui. Em sua maioria, são lindas e adoraríamos morar em uma delas... Maaaassss, o inverno está chegando, ainda não sabemos de NADA por aqui e temos 2 moleques, que não páram um minuto sequer. Em alguns desses logements, você fica responsável por toda manutenção do mesmo, isso significa que no inverno, você que vai ter que ficar responsável por retirar toda a neve, entre outras coisas.
Outra coisa é que gostaríamos de ficar relativamente próximo de farmácias, CLSC, supermercado, paradas de ônibus, estação de metro e, se possível, perto de onde estivessem alguns conhecidos. Afinal de contas, além de de vez em quando poder matar a saudade da terrinha, num lugar onde já tivessem alguém conhecido e que estivesse gostando, porque aí eria meio que ter um "aval" de que aquele lugar é mesmo bonzinho.:-)
E também um lugar que não ficasse muito longe o centro, pois no começo acho isso muito importante.
Começamos prourando e fomos em vários lugares, inclusive perto da Estação de Metro Cadilac, onde têm alguns conhecidos nossos. Achamos algumas opções, mas nada que nos deixasse encantados.
Com nossa guia-guru-madrinha-apoio pra tudo, Djanira, acabamos indo visitar o edifício onde ela mora. Lá, vimos que tinham alguns 4 1/2 pra alugar. Gostamos do lugar. Além de ser um prédio novo (não sei o ano de construção, mas com certeza não tem 100 anos), de beton, tem uma boa acústica, o que pra nós era FUN-DA-MEN-TAL, afinal de contas temos 2 garotões, né? De "quebra", o condomínio tem 2 piscinas (uma externa, que já está com sua temporada encerrada, por causa do outono; e uma interna aquecida), um depanneur exclusivo do condomínio e uma sala de ginástica, pra o maridão voltar a malhar... Essa eu quero ver!!
Pra completar, o edifício fica numa rua calma, mas que é uma transversal da Sherbrooke Ouest, ou seja, temos TUDO pertinho: Provigo, Esposito, Super C, Pharmaprix, CSLC, vários depanneurs, 2 paradas de ônibus, onde temos umas 5 linhas, que nos levam à vários lugares e a 2 estações de metro, uma na linha laranja e outra na linha verde.
Fizemos nosso cadastro e após a análise de nosso dossier, tivemos a aprovação. Conclusão: estamos próximos à estação Vendôme.
Nossa mudança foi no dia 1º de setembro e o restante da semana passamos arrumando algumas coisas, desarrumando mala, montando os móveis que tínhamos comprado no Ikea, na 6ª feira antes da nossa mudança e que agendamos pra serem entregues no dia 02/09.
A nossa mudança foi tumultuada, porque o carro que tínhamos alugado pra ver pegar os nossos móveis não apareceu e tínhamos combinado de deixar o studio às 11:00. O maridão foi desenrolado e conseguiu arrumar uma outra van em cima da hora. Com isso, conseguimos sair tranquilos.
Mas, ao chegar no apartamento, os futuros-ex-moradores ainda não haviam nem começado a fazer a mudança deles. Só liberaram o apartamento no final da tarde, então tivemos que correr pra dar uma limpada, ao menos pra usarmos um quarto, o banheiro e a cozinha.
Nessa "brincadeira", tivemos o AJUDÃO dos nossos amigos-vizinhos Daniel e Djanira!! Se não fosse a mãozona deles, com certeza tudo seria mais complicado!!
Como diz aquele ditado "quem tem amigos não morre sozinho!!"

FINALMENTE AS AULAS!

Na 3ª feira, por mais incrível que eu achasse, chegou a carta da comissão escolar: nosso filho começaria as aulas no dia 03, na classe d'accueil.
Segundo a carta, receberíamos no dia seguinte um telefonema do condutor do transporte escolar, dizendo o local e a hora que passaria para pegá-lo, mas que estivéssemos assegurados que ele estivesse pronto às 07:00. 
No dia seguinte, acordamos cedo e antes das 07:00 ele estava pronto. Avisamos a nossa vizinha que poderiam ligar pra casa dela, afinal de contas o telefone que constava na comissão escolar ainda era o do endereço que demos na chegada, ou seja, o dela.
As horas passaram e por volta das 08:30 nada ninguém ligar. Eu já tinha ido com ele até à esquina com a Sherbrooke, pois Djanira disse que via os ônibus escolares pegando os meninos por lá... E nada...
Então, resolvemos que o levaríamos até à escola, pra saber o que tinha acontecido.
Eu fiquei com o pequeno e foram os dois.
Ao chegar lá, ele apresentou nosso filho e explicou que estávamos esperando o ônibus, que não tinha passado. 
A professora, Madame Sultana, explicou que o ônibus ainda não estava "pegando", e que para isso, teríamos que receber um cartão de identificação dele, que deveria chegar em nossa casa na 5ª feira...Huuummmm....
Bem, "há males que vêm para o bem". Por causa desse atrapalho, acabamos tendo que ir pessoalmente na escola, tanto para levá-lo como para buscá-lo. O que foi muito bom, pois vimos onde ela fica, como é sua estrutura física, ele conheceu a professora do nosso filho, o que dá uma maior segurança, tanto pra ele como pra gente.
Na 5ª feira, o cartão veio, mas foi entregue a ele na escola. E desde ontem ele está curtindo mais essa novidade: ir pra escola de ônibus/transporte escolar.
A adaptação dele está sendo boa, embora como eu costumo dizer, cheia de altos e baixos. Já diz algumas palavras e frases em francês e em inglês, disse que fez amizades, no primeiro dia ... Mas, por outro lado disse que todos falam inglês e quando viram que ele não fala, ele acabou ficando apenas com um "amiguinho"...:-(
Só espero que isso seja momentâneo e que ele consiga se integrar da melhor forma possível.

No mais, está tudo correndo bem. 
Acabamos de voltar de uma lasanhada na casa dos nossos amigos Daniel e Djanira, onde estavam também Micheline, Jamerson e Júlia, e Tiago e Clarice, que vão nos deixar na 3ª feira.:-(
Embora os meninos tenham brincado muito, ainda querem dar uma volta, apesar de friozinho...
Vamos aproveitar o finalzinho do domingo e vamos dar um passeiozinho no Parc Benny.:-)

Ahhh!! Outro detalhe que chama a atenção é que já podemos perceber as ruas e pracinhas aqui do prédio cheias de folhas secas no chão... Impressionante como mudou rápido e de repente já podemos perceber que o outuno já está por aqui!!
Então, vamos aproveitar enquanto podemos sair com menos roupas, ainda...:-)

Abraços à todos e uma ótima semana!!

À bientôt!!


3 comentários:

Claudia e João disse...

Vai dar tudo certo para o seu pequeno ... criança se adapta rapidinho :)

Que bom que conseguiram a casinha!! Postem fotos!!

Abraços,

Claudia

PS: Depois olha lá no blog: o primeiro encontro sem a família de vocês!! Mas ainda assim o grupo só aumenta, acreditam? :)

Gisa e Diogo disse...

Coisa boa eh o cantinho da gente! Mesmo q ainda não seja considerando assim, mas logo logo será, né! Adorei o post grandão, é bom ficar p/dentro de td o q tá acontecendo aí e, principalmente, das mudanças climáticas, já q esperamos chegar no inverno. Pois é, como cau falou, nossos encontros aqui em Recife contiuam e aumentando tb =P Não se preocupem q cada vez mais vcs vão se sentir em casa, pq Recife tá exportando gente p/aí! Gente, fique com Deus =)

Emilly Rivas-Couto disse...

Dani,

Achei super-interessante esse relato sobre a escola do seu filho.
Gostaria de saber se vc tem dicas sobre as escolas para mim que tenho dois filhos (6 e 13 anos) porque nós gostaríamos de começar a pesquisar sobre as escolas, proximidades, enfim...
Mãe, a primeira preocupação diante o processo é exatamente o bem-estar dos filhos.

OBRIGADA!!!
Luciana e Vicente Couto