terça-feira, 5 de agosto de 2008

Finalmente, em Montreal!

Os últimos dias foram muito corridos e por este motivo não demos mais notícias.
Mas, devido ás BOAS cobranças, estamos por aqui, tentando não deixar o blog ficar tão obsoleto.:-)

Vamos tentar ser o mais objetivos possível, afinal de contas os sentimentos variam muito, ainda mais nessa fase de despedida e adaptação.
A emoção da despedida, que não é fácil, assim como a organização de todas as coisas para a partida do Brasil e chegada no Canadá, são tarefas que tomam muito tempo.

Mas, finalmente, paramos para finalmente dizer: ESTAMOS EM MONTREAL!!:)

A VIAGEM

Saímos de Recife às 12:45, num vôo da TAM e tivemos, particularmente, a ajuda da minha "guia de cego" do coração, para fazer nosso check-in.

Malas despachadas (8 volumes ao todo), graças a Deus, sem problema de excesso, pegamos os nossos outros 5 volumes e debaixo de MUITA emoção, embarcamos. Não é fácil...

Chegamos em São Paulo às 16:30 e fomos logo pra casa de câmbio, pegar os travellers que tínhamos encomendado, por indicação de amigos. Feito isso, seguimos para o balcão da Air Canada, que já tinha uma boa fila, mas só abria o check-in às 18:30.

Tudo ok, seguimos novamente para o embarque. O nosso vôo saiu pontualmente e foi tudo tranquilo. Os meninos adoraram os filminhos e apenas o caçula ficou meio arretado com a cadeira, porque não conseguia se deitar direito.:-)

Chegando em Toronto, fizemos a mesma "romaria" que outros imigrantes: passa por um balcão, o rapaz pergunta umas coisas lá; daí segue-se para outro balcão, uma moça olha e manda seguir pra uma sala ao lado; na última sala, a moça, que foi simpática, perguntou se tínhamos endereço, quanto estávamos levando e outras "cositas más".

Terminada essa parada, fomos para a esteira, retirar nossas bagagens e colocar numa outra esteira, para serem despachadas para Montreal.

Ao sairmos, encontramos com nossos amigos Elaine, Cláudio e Natália, que estavam nos esperando!!:-D












Foi ótimo matar a saudade! Tomamos um café, conversamos um pouquinho. Isso deu um novo ânimo para seguirmos para a 3ª etapa aérea: o vôo para Montreal.

A CHEGADA

Chegamos cedo, cansados, mas tudo correu bem. Das nossas 8 malas, nenhuma se extraviou e apenas uma teve "danos graves", leia-se, teve as alças quebradas.

Nossa amiga, Djanira (com Artur na barriga), já estava nos aguardando e saímos para pegar um taxi van, que coubesse todas as nossas bagagens.

Colocamos as grandes no taxi e seguimos divididos em 2 grupos, um no taxi outro com Djanira. Chegando no apartamento, confirmamos a nossa reserva, pagamos o mês e seguimos pra o nosso logement temporaire.

O lugar é bonzinho, limpo (pros padrões daqui). Ficamos num 3 1/2 e tem tudo que precisamos num primeiro momento.

Se tiver de recomendar, recomendo este studio sim.

Pra nossa surpresa, Djanira tinha providenciado uma lasanha, refrigerante e descartáveis, para nós que estávamos chegando.

Foi uma atenção sem par, pois chegar cansados e ainda ter que providenciar algo para comer (ainda mais tendo crianças), não seria nada agradável.

Comemos, descansamos um pouco e fomos dar uma volta por perto do apartamento, pra começar um "reconhecimento de área".

No dia seguinte, nossos amigos Fábio e Soraia se encarregaram de ser nossos guias: saíram conosco, nos deram algumas primeiras orientações (como comprar o passe mensal do metro, etc) e fomos ao Vieux Port, fazer programinha de turista, que ninguém é de ferro e também só poderíamos começar a resolver documentos a partir da 2ª feira.












Passamos o dia andando e conhecendo lugares, como o Parc La Fontaine, etc.

À noite, tivemos a surpresa de receber nossos amigos Anna e Luiz, que vieram de Québec. E na conversa ficamos até quase 02:00 da manhã.






No domingo, fomos com eles conhecer o Ikea. Aproveitamos para começar a ter noção dos preços do que precisaremos comprar.
Chegamos cansados e fomos tentar descansar, pois estávamos sem parar desde a viagem.

PRIMEIRA SEMANA


Na 2ª feira, tivemos a "mãozona" de nossa amiga Djanira, que foi conosco dar entrada nos documentos mais importantes, como NAS, assurance maladie e marcar um rendez-vous com o conselheiro de imigração.

Vale ressaltar que, como demos o endereço de amigos para a imigração, ela teve que ir conosco, para confirmar que estávamos na casa dela, pois pro assurance maladie, por ex, precisa dessa confirmação, com a assinatura dela.

Conseguimos resolver tudo na 2ª feira mesmo e o rendez-vous com o conselheiro Hamilton (:D) ficou pra 4ª feira.

Na 3ª feira, fomos dar uma volta por alguns bairros pra ver um lugar para alugar. Mais uma vez, nossa "mãezona" foi conosco e ainda nos levou de carro, o que facilitou e muito em rodarmos por vários lugares. Acabamos não achando muita coisa no primeiro bairro que olhamos, na estação Cadillac, mas vimos alguns interessantes em NDG.

Na 4ª feira, nosso rendez-vous com o conselheiro, onde nos foram passados vários formulários e várias informações.

De qualquer forma, precisamos realmente resolver um lugar pra alugar, pois TUDO depende do nosso endereço definitivo!!

Na saída do MICC, encontramos com Paulinha, que nos chamou para comer no "Fome Zero"!!:-D

Chegando lá, encontramos com Thiago, que vinha de uma entrevista.

O "Fome Zero" é um restaurante que fica na saída da estação Mont Royal, onde as pessoas comem a CAD 3,00, incluindo salada, sopa, um prato (que pode ser vegetariano), sobremesa e refri. Pros meninos, saiu a CAD 2,50. Legal conhecer essa opção, que além de ser barata, pode servir pra um momento em que estejamos na rua e não tenhamos feito comida em casa.

Na 5ª e na 6ª feira, ficamos resolvendo diversas coisas, como procurando mais apartamentos, providenciando algumas coisas necessárias, como comprar impressora, tentar resolver operadora de celular e adiantar algumas possibilidades de alugar alguma coisa.

Ligamos pra Comissão Escolar e pediram pra ir lá, fazer a inscrição dos meninos, mas que isso podia ser demorado. E também que teríamos que ter um endereço definitivo, pois a escola (classe d'accueil) do mais velho depende do bairro em que vamos morar.

Ou seja, questão "sine qua non": temos que alugar um apê definitivo, pra que as coisas comecem a andar!!!


No final de semana, vamos ver se damos umas voltas com os meninos e se encontramos com alguns conterrâneos, pra ajudar a matar a saudade, que já está começando a apertar!!


Alguns detalhes


- Tanto no Brasil como aqui, muito importante pesquisar!! A diferença de preço de um mercado pra outro pode ser muito grande. Inicialmente, compramos em Dépanneur, mas muitas vezes sai muito caro. Melhor mesmo procurar promoções e ver preços em mercados como o Provigo, Super C, Maxi, IGA.

- Já compramos alguns brinquedinhos pros meninos no Dollarama.:-)
- Quanto à comparação de preço, já soubemos que até mesmo para a tradução de documentos brasileiros, o preço pode variar muito. Uma amiga fez uma cotação e pegou preços que variavam de CAD 110,00 a CAD 350,00 nos mesmos documentos!!

- Termos tirado a carteira internacional de habilitação foi uma boa, pois podemos dirigir por 3 meses com a nossa brasileira, mas teríamos que traduzí-la. Com a internacional, não precisamos da tradução, basta andar com as duas. (nos disse o conselheiro de imigração).

- O clima anda maluco. Os quebecoises dizem que o verão está meio "mixuruca", pois tem chovido um bocado. Por causa dessas chuvas, o clima varia muito: determinados momentos está frio em outros podemos até sentir calor.

- Alguns produtos eletrônicos aqui são baratos, mas outros nem tanto. Fomos comprar uma impressora 3 x 1 (scaner, impressora e copiadora) e a mesma saiu por menos de CAD 50,00. Porém, o cabo da mesma (aqui vem sem cabo), na mesma loja, custaria CAD 28,00. Então, tragam o cabo ou deixem pra comprar numa das lojas que vendem mais barato.

- A pele realmente resseca muito: achei que estaria imune e estava tão atenta com os meninos, que acabei nem percebendo que a minha pele estava ressecando mais do que podia. Conclusão: hoje estou com hipoglós (é isso mesmo, eu trouxe minha hipoglós) no rosto, pra tentar minimizar as áreas que de tão ressecadas, estão parecendo queimaduras!

- Conseguimos abrir nossa conta no HSBC canadense, graças àquela história do HSBC do Brasil, etc. Fomos na agência, ver que estava tudo certo e informar a nossa chegada. Só que nossos cartões nem de débito nem de crédito ainda não chegaram. Ou seja, continuam vindo de jegue. seja no Brasl seja no Canadá!!! Por este motivo, vamos abrir conta em um outro banco canadense, estamos decidindo se o Desjardins, RBC, TD...

- Hoje soubemos de um amigo que conseguiu transferir o American Expresse dele do Brasil para o Canadá. E não era Platinum. Ou seja, aquela discussão parece que é desnecessária. Vamos tentar transferir o nosso e depois colocamos aqui como foi nossa experiência.

Na próxima semana, vamos enviar os formulários da francisação e ver qual o tempo de espera.

Várias pessoas têm nos perguntado o que estamos achando...

Achamos que ainda é muito cedo para emitirmos uma opinião mais "consistente". Ainda temos MUITO, mas muito chão mesmo para caminhar. A chegada é só o começo e muita coisa ainda precisa acontecer.

De qualquer forma, achamos que a experiência é válida e só o tempo vai poder consolidar os sentimentos, de acordo com os acontecimentos.

Bem, o posto já ficou muito longo!!!!

Vamos parando por aqui e prometemos não demorar muito para dar notícias!

E aproveitamos para colocar algumas fotos, dos nossos primeiros dias em Montreal!!

Abraços a todos e à bientôt!!

8 comentários:

Rafael França Melo disse...

Sejam bem-vindos!
Esperamos que dê tudo certo para vocês. Sucesso!
Conhecemos o Fábio e a Soraia essa semana. São super legais!

Abraços,

Rafael e Tininha

Anônimo disse...

Que bom saber notícias dessa família linda! Fiquei tão feliz ao ver as fotos no orkut que vim aqui correndo pra ver se tinha novidade! Não demorem a dar notícia de novo, as fotos estão ótimas e logo tudo vai se organizar por aí, essa fase de adaptação é difícil, mas vcs vão tirar de letra, tenho certeza.
Beijo bem grande procês todos!

Gisa e Diogo disse...

Gente, muito bom saber que todos estão bem e, pelas fotos, bem felizes! Aproveitem bastante esse recomeço de vida e nos contem tudo!!! =)

Raphael disse...

Ola pessoal...
Legal tudo isso mesmo!
Com relação ao cabo da impressora, também comprei na FutureShop por quase 30 CAD. Mas na estação Atwater (uma depois da de vocês no sentido Angrion) tem uma loja na frente do Canadian Tire chamada Minimax. La eu encontrei cabo de impressora a 2 dolares! Não tive duvidas, comprei esse e no mesmo dia fui na Futureshop devolver o cabo. Eles nem conversam muito e DEVOLVEM NA HORA teu dinheiro!

Com relação ao tempo, estava perguntando ao povo que "verão paraguaio" era esse que so faz chover... hehehehehe
Segundo os mais "antigos" aqui, esse verão, assim como o ultimo inverno, foi totalmente atipico e estamos com uma frente fria passando sobre nos, mas que o normal é calorzão mesmo!

No que precisarem, podem contar conosco!!!

Um abração e boa sorte!!!

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Ola familia,
Fiquei feliz em ver que deu tudo certo na chegada!!! na proxima vez que vierem ao la Fontaine nos avisem pois moramos pertinho, entao podemos colocar os pequenos para gastar energia!!!!
Sorte a vcs,
Pri, Mau e JP

Flávio Gondim disse...

Olá Dani e Hamilton!!

Fico muito feliz por vocês!!
Estavamos apreensivos pra saber como vocês estavam... que bom que tu está dentro dos conformes.

Muito sucesso e tudo de bom pra familia.

Abraços.

Flávio e Maíra

Alice, Paulo e Lucas disse...

Oi Dani Hamilton e crianças,

É bom saber que vocês estão bem e que as coisas estão se encaminhando da melhor forma possível, com os amigos sempre por perto dando uma mãozinha...:)
Hamilton, vê se arruma um emprego de signmaker pra gente!!!hehehehehe
Dani, nós estamos tentando continuar os encontros por aqui, sua ajuda foi e sempre será muito importante, valeu!!!
Abraços pra todos vocês.

Paulo, Alice e Lucas

Unknown disse...

Olá
Adorei o blog de vcs.é muito completo e bem informado.
Que bom estão se adaptando rápido, isso é muito importante, bom pelo menos é o que dizem né.....srsrsr
Acompanho o blog de vcs.sempre e é sempre bom saber de novidades e bom saber também que estão bem apesar da correria.
Bom, no blog vcs.comentaram que ficaram em um studio e que poderiam até indicar,pois é estou indo dia 21/09, gostaria de saber qual studio ficaram se possível.
Agradeço a ajuda de vcs.
E espero que continuem batalhando e sendo essa familia super feliz que são.

Obrigada.
Flavia.