sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Filhos...

Se existe uma preocupação que supera todas as outras em relação à imigração, é o fato de imigrarmos com filhos.

Não só em relação à adaptação, pois essa costumam dizer que eles tiram "de letra", mas principalmente em como ficará a situação deles em relação às escolas.

Ainda estamos engatinhando no nosso processo pós-imigração, pois hoje completamos ainda 3 semanas que aqui chegamos. Mas, algumas coisas relativas às crianças já podemos falar.

Desde que chegaram, os meninos têm curtindo muito todas as novidades. Têm me surpreendido, pois eles trocaram a realidade deles (que era muito boa, diga-se de passagem) pela realidade de imigrantes. Isso quer dizer que ainda estamos tendo muita cautela em relação às compras, eles têm andado um bocado (e no Brasil, eles só viviam de carro pra um lado e pra outro), têm ficado num apartamento de 1 quarto (quando antes eles moravam numa casa de 1º andar, com piscina, etc) e mesmo assim eles não têm reclamado. Aliás, diria até que eles estão tendo uma paciência que eu não esperava.
Só estaremos nos mudando no começo do próximo mês e só depois disso é que eles terão um quartinho pra eles e que esperamos que as coisas comecem a se organizar.

Quanto ao idioma, eles têm demonstrado um grande interesse em aprender tanto o francês como o inglês. Já até se arriscam a dizer palavras nos dois idiomas, pra pessoas que encontramos na rua, como "excusez-moi", "sorry", "merci", "thanks"... Isso vai virar uma salada!:-)

Na última 4ª feira, fomos à comissão escolar de Montreal, já com o bail em mãos, para fazer a inscrição dos meninos nas escolas, pois as aulas começam no próximo dia 28.
Pelo telefone, já nos avisaram que demoraria umas 2 a 3 horas, pois era período de inscrição.
Chegamos lá por volta das 09:30 e pegamos o número 23.
Esperamos, esperamos, esperamos... Até que por volta das 12:30, vieram informar que a cafeteria do 6º andar estava aberta, para quem quisesse fazer uma refeição (era só pegar o cartão de acesso, ir lá e pagar).
Isso foi um alívio, principalmente pro maridão, que tinha uma entrevista à tarde e já havia procurado um lugar para comermos, antes que os meninos começassem a reclamar de fome.
Comemos e continuamos esperando.
Por volta das 15:00, fomos chamados. Levamos todos os documentos e informamos que queríamos inscrever os nossos dois filhos. A moça perguntou quais as idades. Informei que era 8 e 4 anos, respectivamente, e que o caçula completaria 5 anos em dezembro. Ela disse que inscreveria o mais velho e que iria verificar qual a faixa etária do bairro para a pré-escola.
Verificou e disse que não teria como inscrevê-lo, pois a pré-escola do bairro é a partir de 5 anos.
Comentei que em bairros vizinhos já havia visto "pre-escolaire" a partir de 4 anos... Ela disse que infelizmente não poderia ser, pois "pré-maternelle" só no mesmo bairro.
Confesso que fiquei muito triste. Esperava conseguir inscrevê-lo já na pré-escola, visto que no Brasil ele já vinha estudando, já conhece todo o alfabeto e os números e já sabe escrever algumas palavras, como o próprio nome, "mamãe", etc.
Foi uma primeira decepção pra mim, principalmente por saber que as vagas em garderies são um problema sem par aqui no Québec.

Bem, seguindo a inscrição do mais velho, ela preencheu todos os itens, fez a inscrição dele, me deu um número e disse que ele começa as aulas em 03 de setembro.
Achei bom, pois já teremos nos mudado. Mas, preciso ainda pegar informações sobre transporte escolar, horário da escola e como funciona a alimentação.
Fomos hoje dar uma sondada na escola e ele, que estava apreensivo, gostou. Logo que tem uns 3 campinhos de futebol atrás da escola e isso pra ele já contou muito.
Não me passou má impressão, que era uma das minhas preocupações.
Quando começarem as aulas, vou ver como vai ser o andamento e vou colocando aqui para, quem sabe, ajudar a esclarecer algumas para vocês dúvidas (que eu tenho) e que até agora não tive como esclarecer, como por ex, quanto tempo ele ficará na classe d'accueil, se ele ficará prejudicado em termos de aprendizado e de continuidade do ano letivo, etc.

Na realidade esse post foi meio que um desabafo.

Mas, espero que sirva de ajuda para alguém.

Abraços a todos e à bientôt!!





2 comentários:

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Ola,
As vezes acho que todos os nossos posts sao desabafos, mas isso é bom!! Quato as garderies se vc quer as subsidiadas vai ter que correr para tentar uma vaga, eu mesma nao consegui mas ainda nao desisti! Inscreva seu pequeno no maximo de escolas, quem sabe neste começo de ano letivo nao ocorram desistências e vagas para os nossos filhotes!!!! Se quiser alguma dica de onde procurar me escreva, ta?!
Bjos,
Pri, Mau e Joao Pedro!

Unknown disse...

É sempre uma grande preocupação essa...escola para filhos!
Estamos fazendo inúmeras pesquisas antes de chegarmos por aí,mas sabemos que ao vivo e a cores é que teremos a deficição do assunto.
Espero que seu filho esteja gostando da escola e que a vaga do outro apareça em breve!
Boa sorte e obrigada pelo convite !