sexta-feira, 7 de março de 2008

Imigrar não é fácil!

Quando começamos o processo de imigração, algumas frases que nos chamavam atenção é que "imigrar não é fácil", "imigrar não é para todo mundo".
Os que já estão no Québec confirmam isso, pois a adaptação (leia-se emprego, costumes, idiomas, mudança, etc) exigem muito do imigrante.
Atualmente, acredito que o difícil não é apenas quando se chega lá, mas sim o fato de tudo que se tem que resolver antes de sair do Brasil. Na realidade, toda sua vida em um pais tem que ser NO MÍNIMO, colocada em "stand by". Explico: se você vai viajar, mas vai deixar algo material no Brasil, como uma empresa, bens, você não vai poder anular tudo que te liga ao país. Mas, se você vai deixar "apenas" a família e os amigos (e olha que digo apenas de forma irônica, porque provavelmente essa é a parte mais difícil, onde o único consolo que temos é que onde quer quer nós ou eles estejam, nada desfaz esse vínculo) você terá que cancelar, desfazer, eliminar contratos, serviços, etc que você tenha por aqui.
No nosso caso está sendo particularmente uma fase muito difícil pois temos muita coisa a resolver e alguns contratempos não estão ajudando. Não quero fazer deste post um desabafo nem uma lamentação e talvez Deus esteja nos enviando tudo isso como uma preparação.
Mas, que está sendo difícil, isso está. E não vou mentir, está sendo um esforço enorme não se deixar abater.

Como agora não nos resta fazer nada a não ser nos informar e esperar, recentemente recebi um e-mail que vou colocar aqui, pois acredito ser mais um item de utilidade pública.
Foi um tópico discutido num encontro que teve no Rio de Janeiro e trata do planejamento financeiro dos imigrantes, falando o que os imigrantes precisam saber sobre renda no Québec.

"Planejamento financeiro - O que os imigrantes precisam saber

-Crédito do imposto federal TPS ou GST:

Valor do crédito para este ciclo varia de acordo com a Renda Global de 2006 e o período proporcional de residência no Canadá.

De acordo com o ciclo jul/2007 – jun 2008 os valores máximos são os seguintes:

  • Solteiro sem filhos – 362 $
  • Casal com 1 filho – 599 $
  • Casal com 2 filhos – 724 $

- Na chegada para quem tem filhos: Programa federal de transferência de renda para manutenção dos filhos

Valor do crédito para este ciclo varia de acordo com a Renda Global de 2006. De acordo com o ciclo jul/2007 – jun 2008 os valores máximos são os seguintes:

  • Casal com 1 filho e renda familiar menor que 20.883 – 272,58 $/ mês
  • Casal com 2 filhos e renda familiar menor que 20.883 – 526 $ / mês
  • Para filhos menor que 6 anos – 100 $ extras por mês / filho empossáveis

- Programa québecois de soutien aux enfants http://www.rrq.gouv.qc.ca/fr/enfants/nouveau_resident_quebec/nouveau_resident_quebec_sae.htmhttp://www.rrq.gouv.qc.ca/fr/programmes/soutien_enfants/tableaux_comparaison.htmhttp://www.calculaide.gouv.qc.ca/index.asp
Valor do crédito para o ciclo 2007 varia de acordo com a Renda declarada. Valores máximos:

  • Casal com 1 filho e renda familiar menor que 40.000 2091 $ por ano
  • Casado com 2 filhos e renda familiar menor que 40.000 3136 $ por ano

- IMPOSTO DE RENDA: Todos os programas de transferência de renda anteriores são verificados e renovados através da declaração de IR, então mesmo que sua renda seja ZERO, declare !!!!

E mais: 2 programas são admissíveis depois da declaração Québec: crédito da TVQ e "prime au travail". Valor máximo do crédito da TVQ este ano = 169 $

Exemplos de prime au travail:

  • Solteiro com renda de 9000$ – 462 $ por ano
  • Casal com filhos com renda de 24800 $ - 1800 $: Via de regra se você ganha até 8900 $ por ano não se paga imposto e nem é necessário usufruir das deduções.

Geralmente o limite de isenção passa para 12.000 $ para um imigrante solteiro e 16000 $ para um imigrante com filhos. Os valores podem mudar dependendo da quantidade de deduções que o imigrante terá direito. Existem deduções que podem ser transferidas para o ano seguintem tais como: mensalidades escolares e aportes em planos de aposentadoria complementar. Assim o imigrante pode-se beneficiar de uma maior isenção fiscal quando a renda aumentar. O IR retido na fonte é significativo, mas dependendo da sua renda anual poderá haver reembolso total ou pagamento extra, igual no Brasil.

Aposentadoria Pública - RRQ -Régie de Rentes du Québec – http://www.rrq.gouv.qc.ca/. Admissão ao benefício: Ter contribuído ao RRQ por pelo menos 1 ano e ter parado de trabalhar em função da aposentadoria ou entrar em acordo com o empregador para reduzir o salário em 20% visando a aposentadoria (aposentadoria progressiva).
Idade para aposentar: a partir de 60 anos. Redução no valor do benefício até 64 anos, 100% aos 65, e aumento no valor do benefício para aqueles que se aposentam entre 66 e 70 anos. O valor da contribuição é definido de acordo com estudos atuariais para o sistema não virar INSS, atualmente o valor total é de 9,9 % para autônomos e 4,95% para empregados salariados. Teto de contribuição de 1989,90 $ para assalariados e 3979,80 para autônomos O cálculo da aposentadoria é feito pelas regras em vigor: Só é considerado para cálculo as 85% melhores contribuições. Se estes 85% não for de contribuição máxima, é evidente que valor de benefício máximo não será atingido. Será necessário um horizonte maior de tempo para eliminar os menores valores. Fica então difícil para um imigrante com mais de 35/40 anos otimizar o benefício futuro da RRQ. O salário máximo de contribuição anual é de 43.700 $ em 2007.O reajuste do benefício é indexado ao IPC (índice de inflação) em janeiro de cada anoPara não formar uma classe idosa miserável, o governo canadense oferece o programa sécurite vieillesse para os maiores de 65 anos de baixa renda. A concessão do benefício pleno está ligado a residência de 40 anos no Canadá após os 18 anos. Quem não cumprir o requisito de residência recebe benefício proporcional a partir de 10 anos de residência. Benefício médio de 470$ / mês + extras se aplicável

Aposentadoria Privada- REER: Parecido com o nosso PGBL. Para o IR canada 2006, o limite de aporte no REER foi de 18% limitado ao teto de renda bruta anual de 100.000 $. O sistema é mais generoso que o brasileiro, no entanto ele é mais rígido. É permitido resgates para compra da casa própria de 20.000 $, no entanto é necessário reembolso deste valor na conta nos 15 anos subseqüentes. MELHOR ALTERNATIVA PARA QUEM PAGA MUITO IR RREGOP: Para os empregados do governo do Québec. Na fase de contribuição, o governo paga metade e o empregado paga a outra metade. Trata-se de uma renda complementar a pensão da RRQ. Um empregado com 35 anos de serviço receberá em média 70% do salário médio que ele ganhava antes da aposentadoria.


Investimentos CPG: baixo risco e baixa rentabilidade. Parecido com o nosso CDB. A rentabilidade é definida no ato do contrato.Contratos ÉPQ e OPC : Títulos do governo provincial ou federal de baixo risco e melhores taxas de redimento a longo prazo e sem taxas de Adm. Fundos de investimento em cotas: Igual no Brasil, os grupos financeiros canadenses são líderes em taxa de administração no mundo desenvolvido. REEE: Investimento para a educação pós secundária dos filhos. O governo canadense injeta 40, 30 ou 20 centavos para cada dólar inserido dependendo da renda familiar e do montante inserido a cada ano.Bolsa de valores: Vantagem de investir nos EUA através de uma conta USD. A Etrade Canada cobra 19,99 $ por cada operação e reduz para 9,99 $ se possuir mais de 50.000 $ na conta

Outros programas de apoio:

  1. RQAPhttp://www.rqap.gouv.qc.ca/– Grande responsável pelo aumento do número de nascimentos no Québec, o generoso sistema de licenças paternidade e maternidade do Québec é admissível para àqueles que trabalham e conseqüentemente contribuem para o RQAP. Apesar de somente beneficiar aqueles que pretendem ter filhos ou adotar, todos os trabalhadores contribuem.
  2. Assurance emploi – O Seguro desemprego depende da taxa de desemprego da região. Hoje em Montréal (7.2%) é necessário trabalhar 18 semanas para ter direito ao seguro no caso de demissão involuntária. O benefício é extendido por no máximo 40 semanas.
  3. Prêt et bourses – Os estudantes tempo integral podem pedir ajuda financeira do governo para estudar. O valor da bolsa durante o ano escolar (2 períodos) pode passar de 6.000 dólares para um imigrante dependendo do caso.
  4. http://www.afe.gouv.qc.ca/ Ajuda de último recurso.Válido somente após os 3 primeiros meses de residência. A ajuda social, o famoso BS, é admissível para as pessoas maiores de 18 anos residentes no Québec e que não possuem o mínimo de recursos (dinheiro, bens, renda, etc.) definidos pelo regulamento. O valor da ajuda é de 548 $ mensais já descontados a TVQ. Não há limite de tempo para a ajuda. As estatísticas mostram que a duração média é de 9 anos e que 1/3 dos beneficiários são imigrantes. 4,5 % do orçamento do governo do Québec em 2005-2006 foi designado em cheques de ajuda social. 7,6 % da população economicamente ativa em abril de 2007 foi beneficiada de ajuda social.

«Le Québec n'est pas parfait, mais il est notre pays. Le Québec moderne est une société accueillante. Celles et ceux qui choisissent de se joindre à nous doivent savoir qu'ils viennent habiter un jardin qui porte déjà des fruits» Pauline Marois, chefe do Parti Québecois."
Fonte: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=2574893706396385355&start=1

Enquanto o pessoal que enviou os documentos do processo federal em novembro de 2007 aina não começa a receber o pedido de exames médicos, nós vamos seguindo, esperando, esperando...

À bientôt!!

Um comentário:

Sandro e Família disse...

Parabéns pelo blog e pelo excelente post que com certeza irá ajudar a muitos na mesma situação.

Que os nossos pedidos de exames médicos cheguem logo.

Abração