terça-feira, 4 de março de 2008

Deadlines!!

Quem já passou na entrevista e deu entrada na parte federal do processo de imigração, bem sabe que essa palavrinha "deadline" gera uma grande ansiedade.

É que quando recebemos a carta, comunicando a abertura do processo federal, nela constam duas datas. Algumas pessoas entendem como limites e, na prática, se tem percebido que o pedido de exames médicos chega próximo à primeira data limite. Já outros entendem que essas datas não são bem limites de prazo para recebimento de pedidos ou visto, mas apenas prazos para que as pessoas não encham a paciência do consulado antes disso!

O nosso primeiro deadline é em maio e temos uma "pá" de amigos que também está nessa mesma data. Daí, já viu, né?? A tensão está cada dia aumentando. Muitas pessoas que enviaram os documentos da parte federal do processo no mês de outubro, e têm sua data de abertura do e-cas em novembro, já receberam seus pedidos de exames médicos.
Sendo assim, se tiver alguma lógica, os que, como nós, enviaram em novembro, devem estar recebendo nos próximos dias (5, 10, 15 dias...:-).
INEVITÁVEL olhar todos os dias na caixa do Correio esperançoso de ver a famosa cartinha...:-)

Mas, enquanto isso, vamos organizando as coisas e tentando adiantar o que for possível.
Recentemente, vimos uma lista no grupo CanadaImmigration, que achamos muito interessante. Lógico que os itens podem variar e se adequam à realidade de cada um, mas serve como um "guia" de providências a serem tomadas.
Como estamos utilizando e achamos muito útil, vamos colocá-lo aqui, pois pode servir de ajuda a muitos outros futuros imigrantes.

Lista de providências a serem tomadas antes de partir:

1º) Cancelar serviços (Telefone, Celular, TV à cabo, academias, escolas....)
2º) Fechar contas no Banco e Cancelar cartões de crédito. (Devo deixar apenas uma conta aberta)
3º) Deixar uma procuração para algum familiar representá-lo aqui no Brasil.
4º) Ir a Receita Federal fazer uma declaração de saída definitiva do país(essa eu não sei se poderei fazer, pois tenho uma empresa no meu nome)
5º) Comprar Dólares Canadenses
6º) Ver um lugar para ficar na chegada ao Canadá
7º) Comprar as Passagens com antecedência
8º) Fazer o seguro de saúde para viagem, para os 3 primeiros meses queficaremos sem cobertura pelo sistema de saúde canadense
9º) Fazer Traduções Básicas (Certidões de Nascimento, Cartões de Vacisnaçõesdas crianças). Esse é um ponto de muita divergencia de opniões na lista, jáque muita gente diz que não vale a pena traduzir no Brasil os diplomas ehistóricos escolares, uma vez que é necessário que os mesmos sejam revistospor um tradutor da ordem do Québec.
10º) Carteira de vacinação das crianças, no caso do processo federal, alguns recebem uma carta em inglês para pediatra preencher com as vacinas que o filho tomou.
11º) Quem tem plano médico no Brasil, vale a pena fazer um check-up de toda a família em um bom clínico geral.
12º) Completar um tratamento dentário.
13º) Pegar prescrição para medicamentos de uso continuo e medicamentos controlados
14º) Decidir o que fazer com os bens (carro, moveis, eletrodomesticos,
pessoais, etc.): Quando vender, o que vai levar e deixar, onde vai guardar.
15º) Se tiver contrato de aluguel, verificar possiveis multas por recisão.
16º) Informar endereço para correspondências importantes no Brasil (de pais ou parentes) para vc receber as informações do imposto de renda ou outras infos
17º) Definir o momento para largar o trabalho.
18º) Assalariados demitidos: prever prazo suficiente para saque de FGTS e seguro-desemprego.
19º) Resolver pendências que podem dar dor de cabeça no futuro.
20º) Despedir-se de parentes e amigos que moram longe.
21º) Cortar o cabelo.
22º) Solicitar cartas de recomendação (em inglês e/ou francês) de seus empregadores anteriores.
23º) Solicitar uma carta da seguradora de veículos, pois pode ser que ajude a conseguir um bom desconto quando adquirir um carro
24º) Avaliar quais certidões serão necessárias para levar os bichos deestimação e definir quando levá-los
25º) Fazer planejamento de custos mensais no Canadá para avaliar quais serãosuas alternativas de moradia, "regalias", etc.
26º) Avaliar um "timing" REAL sobre a conquista de um emprego.
27º) Planejar aproximadamente 1 Mês em sua chegada para resolução de prioridades que nem sempre nos atentamos (por exemplo conseguir documentos com o SIN e a carteira de motorista, entrar num NOW, conseguir lugar para morar, etc). Depois disso se preocupar em arrumar emprego.
28º) Listar cursos que pretende fazer ao chegar no Canadá
29º) Ler o Manual do Newcomer entregue pelo consulado.
30º) na época da viagem, verifique a quantidade de bagagem que cada membro pode levar.
31º) planeje para chegar no verão ou um clima mais ameno que dezembro ou janeiro - eu não me planejei para isso :-( . A dica para quem recebe os pedidos de exame médico - processo federal, é de que quando você faz o exame, começa a contar 1 ano dessa data para a validade de entrar no País.
32º) Para as mulheres: vá ao dermatologista e se necessário faça os tratamentos de estética, porque no Canadá é mais caro.
33º) Fechar as malas, rezar (a critério individual) e chegar cedo no aeroporto para evitar transito e fazer as declarações de bens da Receita Federal.
34º) Lembre de fazer uma lista de providências para quando chegar no Canadá.

Bem, já começamos a tomar algumas providências desta lista e enquanto isso, estamos aguardando...:-S

Abraços a todos e à bientôt!!

3 comentários:

Naty e Serginho disse...

É isso aí Dani!

Estamos nesse processo tbm! E estamos torcendo para os exames chegarem ainda esse mês de março!

Abraços!

Naty e Serginho

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Olá a vocês,
Obrigada pelo comentário em nosso blog. A fase federal é realmente angustiante!Quanto ao deadline nosso pedido dos exames chegaram quase 1 mês depois mas o importante é que chegaram e os vistos demoraram um pouco mais de um mês após os exames ( e ainda pegamos a virada do ano)tenham confiança que o de vcs vão chegar ( mas continuar a olhar a caixa o correio é inevitável).Quanto a lista de providências achei muito legal já temos muitas coisas que estão resolvidas mas algumas só conseguiremos resolver na reta final.
Bom desejo muita sorte a vcs e que vcs consigam ir em Julho! Já estaremos por lá por isso se precisarem de algo é só falar ( teclar!!!)
Pri, Mau e João Pedro

Anônimo disse...

Achei muito útil essa lista, já vou deixar guardada aqui, apesar de saber que essa etapa vai demorar ainda, é sempre bom ter uma listinha dessas à mão =)

Beijinhos!!