terça-feira, 17 de julho de 2007

Profession: Avocate



Nas últimas semanas, toda essa coisa de emigrar foi se tornando mais concreta: os comunicados, a palestra, a cobrança do cartão... Com isso, são inevitáveis certos anseios, certas dúvidas e também um aumento nas pesquisas sobre mercado de trabalho e profissões.
Somos das áreas de TI e da área jurídica respectivamente.
Na área dele, fica tudo mais fácil, pois não há um órgão de classe que regulamente o exercício dessa profissão. Sem contar que, na área de informática, não há muita diferença de um país para o outro.
Entretanto, quando se trata da área das ciências jurídicas, a coisa complica um pouco.
Antes de qualquer coisa, o Direito é algo que diz respeito diretamente à legislação de cada Estado. Então, por si só já seria algo passível de novos estudos. E, pra completar, no Québec, é uma profissão regida por um órgão de classe - o Barreau du Québec (
http://www.barreau.qc.ca/ ).
Depois de muitas pesquisas, inclusive trocando "figurinhas" com alguns colegas que estão na mesma situação, de forma resumida, podemos afirmar que sobre o exercício da profissão de advogado no Québec:

1) Em Quebec, parece que é possível aproveitar os estudos e voltar para a faculdade por um ou dois anos, para poder se exercer plenamente a profissão, já que a base do Direito é o Direito Romano, como no Brasil.
No resto do Canadá, quase nada do Brasil (visto que a base do estudo de lá é o Common Law, diferente do Brasil) se aproveita. Isso faz com que muitos resolvam começar a faculdade do zero e terminar com um diploma integralmente canadense, já que a faculdade de Direito poderá ser completada em três anos.

2) Para quem já é graduado ou pós-graduado no Brasil, como eu, pode-se fazer outra pós, mestrado ou doutorado no Canadá, mas isso não permite o exercício da profissão de advogado no Québec; continuará sem poder assinar.

3) Somente a profissão de advogado é regulamentada, ou seja, deve-se fazer um curso de direito numa faculdade reconhecida pelo Barreau du Québec (geralmente 03 anos), depois frequentar o curso obrigatório do Barreau (06 meses) e, por fim, fazer o estágio profissional numa entidade pública ou privada (06 meses), para obter a licença para advogar no Québec. Tem-se ainda a opção de tentar validar o diploma, mas pelos relatos que vi, isso pode demorar muito e custar muito caro. Sem contar que provavelmente você terá que voltar à faculdade pra cursar várias matérias. Sendo assim, muitas vezes a relação custo/benefício é muito melhor quando se entra direto na Universidade.

4) O Paralegal (Parajuristes) é uma outra profissão que apenas tem a ver com a advocacia porque trabalha com advogados, mas o trabalho desenvolvido é de suporte. O paralegal faz pesquisas que ajudarão o advogado, por exemplo. Sendo assim, não é preciso ser formado nem estar cursando Direito para exercer a profissão de paralegal (ou law clerk). Na verdade, pelo que entendi, não é preciso nenhum estudo formal específico para ser paralegal, mas dificilmente você será contratados em nenhuma experiência na área e sem um curso. É para isso que existem os cursos, para formar paralegal (CEGEPs). Muitos deles, inclusive, possuem um estágio vinculado, o que deve ser muito valioso, por conta da experiência canadense tão requisitada.
O curso técnico de assistente jurídico (os cursos técnicos do Québec são diferentes do Brasil, eles valem como uma universidade) que leva 3 anos e vc trabalha fazendo tudo que um advogado faz, mas não assina como advogado e nem vai a côrte. Afirma-se que é uma área muito boa e em demanda (e não tem que fazer aquela famosa prova do Barreau, parecida com a OAB, também muito difícil). Lembrando que o francês deve ser muito bom, já que vc tem que escrever muito e falar.

5) Parajuristes: Como já foi abordado anteriormente, existem várias oportunidades de trabalho na área jurídica. Somente na iniciativa privada pode-se atuar como advogado (óbvio), secretário jurídico ou parajuristas. Isto sem falar no setor público.
Por outro lado, as profissões de secretário jurídico e de parajurista não são regulamentadas, apesar da existência de algumas associações profissionais, como, por exemplo, a Associação dos Parajuristas Canadenses (
http://www.caplegal.ca/index2.php?p=h&l=fr&m= ).
Tal fato, em tese, facilitaria na tentativa de nós, advogados formados no exterior, tentarmos atuar numa profissão ligada ao direito já de cara, sem grandes transtornos. Infelizmente, pode não ser bem assim que as coisas funcionam.
Para quem já possui uma formação universitária jurídica, estes cursos de parajuristas ou de secretários especializados em direito podem ser uma forma rápida para se inserir neste mercado de trabalho. Ademais, ressalte-se que talvez não seja necessário fazer o curso integralmente (ou até mesmo nem cursá-lo), tendo em vista uma formação jurídica prévia.

6) Muitos dizem que é melhor fazer a faculdade novamente, pois o tempo que se perde fazendo as matérias é praticamente igual ou maior que de uma faculdade.
Sendo assim, cada um deve avaliar o que considera melhor.

7) Recentemente, o Governo do Québec publicou uma nota falando de facilitar o reconhecimento dos diplomas dos estrangeiros em determinadas áreas, entre elas o Direito. Vamos ver mais na frente se isso vai ocorrer na prática.

7) Outros links úteis acerca deste assunto:
http://www.rcinet.ca/rci/po/emissions/archives/archivesDetails_1427_20042007.shtml
http://www23.hrdc-drhc.gc.ca/2001/e/generic/welcome.shtml
http://www.paralegaljob.ca/default.aspx?l=fr
http://www.caplegal.ca/index2.php?p=h&l=fr&m=
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=2427555669351650955&start=1
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=10413119&start=1
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=15690296&start=1
http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/modules.php?
name=Forums&file=viewtopic&t=236&postdays=0&postorder=asc&start=15

http://communiques.gouv.qc.ca/gouvqc/communiques/GPQF/Juillet2007/10/c5207.html
http://emploiquebec.net/publications/pdf/00_imt_pp20062010.pdf



Continuo minhas pesquisas e assim que tiver algo a acrescentar, postarei aqui.
Espero ter contribuído com o pessoal que está na mesma situação, visando trabalhar na área jurídica no Québec.



À bientôt!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Bem, me chamo Bruno Lucena, sou advogado e adorei as informações prestadas aqui, pois com certeza, agora tenho muito material para pesquisar. Estou no processo de imigração para o Quebec e devo imigrar em agosto de 2008. Gostaria se possivel de obter mais informações. Meu e-mail brunolucen@hotmail.com. Fico no aguardo. Abraço

Abraços

Karina Aguiar disse...

Olá, meu nome é Karina, sou advogada em São Paulo. Gostaria de saber como foi a chegada de vcs ai e se já estão trabalhando.
Pretendo fazer novamente a faculdade ai, mas espero trabalhar logo.
Só dá para trabalhar na nossa área né?! Se eu quiser trabalhar numa lanchonete (por exemplo), para pagar as contas, não dá?
Abraços e tudo de bom,
Karina

Canadá Arretado de Bom disse...

Dani,

Sou Jorge, faço parte do Grupo Recife-QUebec e nos conhecemos no encontro no Derby. Espero que esteja tudo bem com vocês e Hamilton como está? As crianças estão se adaptando?

Eu e Cládia estamos aguardando, só agora o agendamento da entrevista, mas nos encontrademos aí. Gostaria de saber quais as novas da nossa profissão aí. Optou por fazer o curso novamente?

A adaptação das crianças também me interessa por causa do meu fils Gabriel. Meu e-mail é jorgemontenegro2@hotmail.com o de cláudia é claudiasalb@yahoo.com.

Um Abração pra vocês e faliz dia das mães.

Sophia Sobreira disse...

Bem, meu nome é Sophia Sobreira, e junto com o meu noivo estamos nos organizando para imigrarmos para Quebec. Gostei bastante dos seus comentarios e adoraria entrar em contato com você, pois estou passando um problema de interesses com o meu companheiro: como ele é da area juridica, inclusive concursado, ele esta bastante inseguro para participar do programa. Combinamos que ele ira solicitar uma licença do trabalho...
Enfim, verifiquei que a sua postagem foi de 2007 e que vocês ja se encontram em Quebec. Como você esta? em relação a sua area, conseguiu emprego? voltou a estudar? Ficarei muito grata por um retorno, meu e-mail é: sophia.sobreira@gmail.com

Abraço,

Sophia

Unknown disse...

Olá, agradeço pelas informações que postou em seu blog; me chamo Lorena, sou advogada em São Paulo e estou me preparando para embarcar rumo ao Quebec - neste momento estou colhendo informações para começar tentar traçar alguma estratégia. Você poderia me contar como está a sua situação hoje? Você conseguiu algum emprega na nossa área?
Abraços

Unknown disse...

Eu estou aprendendo sobre leis e agradeço a este notas!


link útil :appartements Cromwell