segunda-feira, 9 de julho de 2007

O Tempo...


O tempo é uma coisa engraçada...

De repente, me dei conta que há quase um mês não postamos nada por aqui, ou seja, o tempo passou muito rápido.

Entretanto, quando páro e penso que até agora não temos mais nenhuma novidade vinda de BA ou de Montreal, vemos que o tempo não passa...

Ou seja, é um aspecto relativo essa história do tempo.

A ansiedade aumenta e agora estamos numa fase de tentar não pensar, pra ver se a vida vai seguindo seu curso normal, enquanto não temos nada definido. Desde o e-mail avisando que tinham recebido os nossos documentos e que o processo estava aberto, não recebemos mais nada: nem a carta (por correio) informando o mesmo que o e-mail, nem a cobrança em nosso cartão de crédito. Portanto, só podemos continuar esperando.


Mas, temos algumas novidades.

Conseguimos concluir o nivel intermediário 1 de francês na Aliança Francesa, o que nos confere o total até agora de aproximadamente 180 horas/aula. Entramos de férias e vamos aproveitar para ter algumas aulas particulares e "amadurecer" um pouco a língua. Em agosto, recomeçamos com o curso, que será o intermediário 2 e 3. Se Deus quiser em dezembro, teremos um pouquinho a mais de evolução no francês.


A outra novidade é que desde o final do mês de junho, começou aqui em Recife uma rodada de palestras e de entrevistas para novos imigrantes obterem o seu CSQ.

Fomos à primeira palestra, realizada no CEFET, no dia 28/06/2007, às 18:30. Embora já tenhamos enviado nossa documentação e já estando por dentro de muitas das informações, achamos muito importantes comparecer a palestra, posto que seria a NOSSA PRIMEIRA PALESTRA...:-) De outras vezes não conseguimos comparecer, porque uma não fomos avisados (embora escritos) e em outra meu esposo chegou a ir à Aliança Francesa, mas a palestra havia sido cancelada.

Chegamos lá por volta das 18:00 e já tinha muita gente. A palestra foi muito interessante, podemos tirar algumas dúvidas e, ao final, ainda tivemos um contato mais próximo com a Sra. Soraia Tandel. Percebemos que ela é muito educada, simpática e atenciosa... E olha que ela devia estar muito cansada, pois vem de uma maratona de palestras por todo o Brasil, havia chegado naquela tarde de Salvador e ainda contou com "maravilha" de pegar os atrasos nos vôos do Brasil, graças a esse problema com os aeroportos.

Ahhh, na palestra ainda encontramos com alguns colegas do nosso grupo de encontros dos imigrantes de Recife...

Entre outras informações, conseguimos ficar sabendo que a entrevistadora será a própria Sra. Soraia Tandel. Temos alguns amigos e conhecidos que farão entrevistas já nessa rodada e aproveitamos para informá-los.

E também ela informou que em setembro de 2007 haverá um tipo de feira de educação- o EduCanadá - também aqui em Recife, onde eles estarão fazendo divulgação sobre esse tema. Posteriormente, no site de imigração ( http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/portugais/buenos_aires/index_port.asp ), ficamos sabendo que haverão palestras também nesta época, visto que as palestras ocorridas em Recife (se não me engano, um total de 4) não conseguiram atender a todos que desejaram participar, pois teve momentos que algumas pessoas nem conseguiram entrar. Ainda bem que fomos na primeira!!

E um pensamento não deixa de passar por nossa cabeça: será que aproveitarão para realizar palestras nesse período? No nosso papo após a palestra, a Sra. Soraia comentou que havia intenção de BA de centralizar todas as entrevistas em São Paulo, mas que eles sabiam da dificuldade que seria para o pessoal do Norte e NE do Brasil. Por isso ainda estavam mantendo por aqui. Comentou também que as entrevistas ocorreriam nos meses de novembro e dezembro... Mas, é inevitável pensar na possibilidade de entrevistas em setembro... Vamos aguardar!!


Ontem realizamos mais um encontro da turma de imigrantes de Recife. Este foi o 4o. Encontro de Imigrantes Recife_Québec e desta vez tivemos um casal de João Pessoa. Assim como o Cláudio e a Elaine, esse casal - Luiz Cláudio e Ana Cláudia- e mais outro casal, a Natália e o Tiago puderam passar informações sobre as fases que já obtiveram sucesso. Foi muito legal, estamos com uma turma boa de amigos que têm o mesmo objetivo. Já deixamos o próximo encontro pré-marcado para o dia 19/08/2007 e, possivelmente, será o último encontro com o Cláudio, a Elaine e a Natália presentes, pois eles já estão com previsão de viagem para o início de setembro.

O encontro foi tão bom que esquecemos de tirar foto...:-( Mas, vou colocar uma foto tirada num encontro anterior. Depois do encontro de agosto, coloco uma foto recente!!




Pesquisas...


No próximo post vou colocar algumas pesquisas que estamos fazendo -eu e algumas colegas que estão na mesma situação- acerca do exercício da profissão de advogado no Québec.

Aguardem...:-)


Beijos e até à próxima, espero que que com mais novidades!!

Nenhum comentário: