sábado, 30 de agosto de 2008

Meu idioma depende do seu.

Estava aqui em plena tarde de sábado, sábado esse que começou chuvoso, mas que agora já abre um belo solzão... Tentando dar um cochilo, tentativa essa que foi frustrada, pelos telefonemas...
Quando após ter conversado com minha tia que mora nos EUA e que me perguntou qual idioma falamos aqui...
Aí, me veio a idéia de escrever esse post.

Existe uma frase que diz: "minha educação depende da sua". Em Montreal, acho que se fizéssemos uma adaptação e colocássemos "meu idioma depende do seu", cairia muito bem.
É o seguinte: quando estamos no Brasil, ouvimos muita gente dizer que o Quebec é bilíngue. Não temos muita noção de como isso funciona, só sabemos que na teoria, as pessoas daqui falam os dois idiomas. Daí, fica a curiosidade: todos falam as duas línguas? Os idiomas ficam separados por bairros, (como já falaram que Westmount é inglês)?
Nesse primeiro mês estamos alojados num studio no centre-ville (para aqueles que perguntaram qual era, aqui o site: http://www.montrealapartmentdowntown.com/), o que nos deu muita praticidade: perto de metrô, perto de algumas lojas, como Canadian Tire, Zellers, IGA, onde podemos encontrar muitos produtos iguais ao que tínhamos no Brasil, como leite condensado, farinha de mandioca, cuscuz, etc.
Talvez por estarmos bem no centro, temos visto que aqui, nas nossas idas e vindas do dia-a-dia, todos falam tanto inglês como francês, quando realmente não falam os dois idiomas na mesma frase.
Lógico que muitos vão discordar, mas como disse, é o que temos visto no nosso cotidiano. O atendente da pizzaria, uma pessoa pra quem pedimos informação no meio da rua, ou seja, não são apenas em lugares formais que vemos as pessoas falando os dois idiomas. E percebemos que o que determina qual idioma a pessoa vai responder a você é a forma que você inicia a conversação. Se você tacá-lhe um "Hi", pode ter certeza que o restante será em inglês. Por outro lado, se você iniciar com um "bonjour", a continuação será em francês.

Quando cheguei, minha cabeça deu um nó! Fiquei sem saber qual idioma falar e posso dizer que até agora estou meio "atrapalhada". Ontem ao voltarmos do Ikea, às 23:30, encontramos com umas pessoas enquanto esperávamos o ônibus na parada e no meio da conversa, saía francês, saía inglês... Uma salada só!! O meu inglês (que um dia foi avançado e estava adormecido) fica de enxerido querendo complicar tudo.

Vou tentar barrar um pouquinho isso e ver se consigo desenvolver apenas um idioma, pra depois me dedicar ao outro. Senão, vamos acabar com os 2 "meia-boca", o que não adianta de nada.

Então, "se conselho fosse bom não se dava...", mas quem estiver com planos de vir pra cá, pode se dedicar aos dois idiomas, que não estará fazendo mal negócio.

Na 2ª feira, 1º de setembro (feriado, aqui, pelo dia do trabalho) estamos nos mudando e esperamos não ficar muito tempo sem internet. Até lá, vamos ver se atualizamos mais algumas coisas por aqui.

Abraços a todos e à bientôt!!

3 comentários:

Li e Karllus disse...

Muito Interessante esse post...
Que bom que estão se dando bem...

Gostaria de comunicar a mudança de nome do nosso blog para preservar a identidade de nosso sobrenome que fazia parte do título do blog que era "Z...rumo ao Canada" e agora é "Proxima parada - Canada".

Obrigada pela compreensão,

Li e Karllus
http://proximaparada-canada.blogspot.com

Alice, Paulo e Lucas disse...

Ui...deve dar um nó nos miolos! Tô doidinha prá passar por isso aí. Vc viu o blog de Felipe (Pernambucanadences)? No miolos dele o nó foi triplo pq ainda tem o espanhol!
Tudo de bom prá vcs 4!
Alice

Unknown disse...

Oi! Achei interessante sua observação a respeito das duas línguas... Aqui na Bélgica onde estou, na parte holandesa se fala somente Holandês mas todos sabem falar inglês, e na parte francesa ninguém fala mais nada além de francês! E em Bruxelas, onde deveria se falar as duas línguas, eles insistem em falar somente o francês...Ah, meu blog não é tão interessante quanto o seu, mas se quiser pode dar uma olhada: http://anuxaa.wordpress.com/
Bjos, Ana