segunda-feira, 16 de junho de 2008

Passagens compradas, a "ficha começa a cair"...

Prometo que vou tentar não se prolixa, até porque temos muitas coisas pra colocar em um só post!!

Sabemos que estamos sumidos, mas o motivo é bem claro: estamos na contagem regressiva para nossa viagem.

Agora sim, podemos dizer que já está certo, pois demos mais um passo à frente, para concretizar o nosso plano de mudança.
Depois de muitas mudanças em relação à data e à cidade de destino e muitas pesquisas com relação a preços, finalmente compramos as nossas passagens pela Air Canada. Estaremos chegando, se Deus quiser, no dia 01/08/2008 ao nosso destino final: a cidade Montreal. Ao menos inicialmente...

Bem, tendo isso definido, começamos a correr para conseguir "dar conta" de todas as coisas que temos que resolver: 

1) Já providenciamos as "transferências" das escolas dos meninos; 

2) Conseguimos comprar nossos primeiros dólares canadenses, que por estarem em falta nesta cidade, provavelmente serão comprados "a conta-gotas".

3) Graças aos conselhos de Rapha e Carol e da ajuda de Fábio e Soraia (MUITO OBRIGADA PESSOAL!), conseguimos chegar a conclusão que é melhor deixar para traduzir tudo por lá. Aqui a tradução por tradutor juramentado, seja pro inglês ou pro francês, sai a R$ 70,00 a lauda, com até 25 linhas no documento traduzido.  Em Montreal, a tradução pode sair de CAD $ 15,00 a CAD$ 45,00. Como o dólar tem baixado de preço; corre-se o risco da tradução não ser aceita (teríamos que validá-la) e considerando que teríamos que carregar mais peso na viagem, o que será que decidimos? :-)

A lista ainda está enorme. Esse final de semana de São João, como não iremos viajar, vamos aproveitar para começar a arrumar a bagagem e começar a jogar fora o que não levaremos nem vale a pena deixar... Já andei dando uma analisada e, sinceramente, não será uma tarefa fácil.

Estamos à procura de um apartamento para ficarmos na chegada. Já andamos olhando alguns e estamos apenas verificar melhor localização e se realmente são bonzinhos, para fecharmos alguma coisa (temos que ter maiores cuidados porque vamos com 2 crianças).

Ahhh!! Lembram daquela história do Sedex 10... jegues??
POis bem, fizemos a reclamação e essa semana fomos chamados para receber a indenização de R$ 99,00, devido ao atraso na entrega do objeto... :-)
Huuuummmm. Muito chique, hein? A reclamação funcionou!! Quem tiver passado pelo mesmo problema, reclame também!!

E, por fim, começaram as despedidas!!
Semana passada fomos à Campina Grande e aproveitamos para curtir um pouquinho a época dos festejos juninos por lá.
Essa semana foi a vez de nos despedirmos das escolas... Foi impossível conter as lágrimas!! Ver os amiguinhos dos meninos pedindo para trocar e-mail, para mantermos contato, deixarmos aqueles ambientes e as pessoas às quais estamos acostumados, não é uma tarefa fácil.

Mas, faz parte! Já devia saber que ia ser assim... 


"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças."

Então, que assim seja!!

Vamos tentar não ficar muito tempo sem postar, mas nos perdoem por isso, é falta de tempo mesmo!!

Abraços à todos, à bientôt e Bom São João!!






segunda-feira, 9 de junho de 2008

Processo concluído... Que nada!! Agora é que começa!!

Essa segunda-feira foi cheia de novidades!


Hoje completava 15 dias que tínhamos enviado os nossos passaportes e continuávamos aguardando o retorno dos mesmos.


Enquanto isso, começamos a providenciar as coisas que TEMOS que resolver antes de embarcar. E como somos 4, temos filhos pequenos, não são poucas as coisas.

Colocaremos a lista no final deste post...:-)


Pela manhã, já começamos recebendo as malas que tínhamos comprado pela internet(http://www.americanas.com/), já que, apesar do frete, o preço compensava, em relação às que vimos por aqui.


À tarde, a grata notícia: CHEGARAM OS NOSSOS VISTOS!!


Num envelopão, postado com AR, vieram os formulários de confirmação de residente permanente, dois papéis para que o pediatra faça a transcrição das vacinas dos meninos e uma carta com várias informações, que devemos estudar diretamente do site.
Nada de livrinho, nem folhetinho que nossos amigos receberam na época deles, fazer o quê, né?
Bem, agora que essa etapa foi concluída, podemos dizer que o processo de imigração está apenas começando.
Temos diversas providências a tomar e, como nossa reserva está para o final de julho, devemos correr.
Uma das coisas que estava nos agoniando era resolver as malas. Somos 4, desta forma, podemos levar até 8 bagagens G (com até 32 kg e 158 cm de altura+largura+comprimento) e mais as bagagens de mãos, podendo ter até 10 kg. Sendo assim, somamos até 12 bagagens possíveis.
Conseguimos comprar as primeiras malas por R$ 150,00 cada, numa viagem que fizemos à Campina Grande. Foram 2 Sansonites. Ótimas!!!
Na semana passada, fomos ver mais 2 malas G. Compramos desta vez por R$ 170,00, cada.
Seguindo conselhor de amigos, não estamos pegando malas BOAS, porque a decepção de poder vê-las estagadas será menor.
E pensando numa melhor maneira de guardá-las, pegamos vários tamanhos, desta forma, as menores podem ser guardadas dentro das maiores.
Estamos com algumas caixas tb, pra não termos que comprar mais malas. Mas, por não serem práticas de carregar, só as utilizaremos se realmente for necessário. Vou tirar uma foto da nossa bagagem e posto aqui.
Quanto à lista das providências, ela aumenta todo dia. Dentre os itens que já estamos resolvendo estão:
1) Tradução de alguns documentos. O colégio de mais velho nos indicou 2 tradutores juramentados, que nos informaram que o preço é tabelado e custa R$ 70,00 a cada 25 linhas do documento após tradução. Nada baratinho, mas já informaram que é melhor traduzir aqui e apenas validar a tradução pela Ordem dos Tradutores de Québec. Então, vamos traduzir certidão de nascimento dos meninos, nossa certidão de casamento, nossos diplomas e históricos da faculdade (quem sabe até as das especializações), transferência dos meninos e histórico escolares deles.
2) Providenciar Carteira de Habilitação Internacional.
3) Tirar fotos 5x7 com data pra levar.
4) Providenciar visto americano
5) Atualizar carteira de vacinação dos meninos. ANvisa
6) Fazer seguro saúde
7) Comprar dólares canadenses
8) Resolver apartamento pro primeiro mês.
9) Cancelar contratos de telefones, Velox, etc...
10) Providenciar procuração pública para deixar para nossos pais resolverem qualquer coisa que surja.
.
.
.
.
.
Na verdade, a lista só aumenta a cada dia.
Mas, estou tentando ser bem organizada e dar conta de tudo a tempo!!
Bem, estas são as últimas notícias e assim que as coisas forem se definindo, vamos postando aqui.
Abraços a todos e à bientôt!!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

"Decision Made"... Ao menos a deles...:-)

Em meio a tantas coisas a serem resolvidas, o tempo parece correr. Ainda mais quando se tem filhos. E olha que não estamos com intenção de viajar o mais rápido possível, pois devido às coisas que temos que organizar (transferências das escolas dos meninos, entre outras cositas más), estamos programando viajar no final de julho.

Com o atraso na entrega pelo Sedex 10 e o erro na data da postagem, resolvemos escrever mais uma vez para "Dona Maria", para saber se os nossos documentos haviam realmente chegado. Ela prontamente nos respondeu que haviam chegado e que iriam emitir os vistos e devolvê-los por carta com aviso de recebimento.

Até agora não chegaram. Mas, hoje, resolvemos dar uma olhada no e-cas e vimos que foi atualizado...:-)
Ao menos, ao que parece, ELES já tomaram alguma decisão. Ainda não temos nada concreto, mas sabemos que eles já decidiram alguma coisa.:-D
Quanto a nós, cada fase que passa, surge um novo desafio e ansiedade.
Agora, em meio aos preparativos para a mudança, com um boa "leva" de coisas a decidir, como que documentos traduzir, arrumação de bagagens, etc, eis que aparece a dúvida que acreditávamos que não iríamos ter: PARA QUAL CIDADE IR??
Pois é, passamos o processo inteiro acreditando e estudando tudo sobre Montreal, mas agora surgem outras opções. E estamos torrando nossas cabeças para tentar enxergar qual a melhor opção para nós, também à médio e longo prazo.
Quanto ao detalhe da reclamação nos Correios, muitos nos escreveram. No próprio site dos Correios, tem um link que leva à "reclamação", onde você pode fazer um PI (pedido de informação). Feito isso, eles entram em contato e informam qual providência irão tomar.
Nós reclamamos, vamos ver no que vai dar.
E continuamos na arrumação...
Abraços a todos e à bientôt!!