terça-feira, 29 de abril de 2008

Hoje... 5 meses...

Bem, hoje, 29/04/2008, completamos exatos 5 meses de abertura do processo federal.

E nada... Ainda estamos aguardando.

Mas, como acreditamos que "Deus escreve certo por linhas tortas", acreditamos que deve haver um motivo para esse teste, que pode ser de paciência, de maturidade, seja lá do que for.

De qualquer forma, como recentemente descobrimos uma coisa chata, uma pessoa da família que está doente, passamos a entender melhor que tudo na vida tem seu motivo.

Voltando ao processo, antes de viajarmos pra Salvador, havíamos enviado um e-mail à Maria João, perguntando se os antecedentes criminais de Bahia (Polícia Civil e Justiça Federal), que havíamos retirado pela internet, tinham sido aceitos, pois caso contrário aproveitaríamos nossa viagem e pegávamos o da Polícia Civil lá mesmo. Vimos que algumas pessoas estavam comentando que o consulado não estava aceitando os antecedentes de São Paulo, que tinham sido retirados pela internet.
Enviamos à Maria João e também pelo site do consulado, onde tem um formulário que deve ser preenchido em inglês ou em francês.

Maria João respondeu que tinham sido aceitos aqueles antecedentes e que aguardássemos. E o do consulado não respondeu...

Até ontem...

Passados exatamente 17 dias, pois enviamos o e-mail no dia 11/04, ontem recebemos uma resposta que dizia:
"Cher Monsieur,

O senhor receberá uma correspondência do Consulado, em relação aos exames médicos, em breve.
Atenciosamente,
Setor de Vistos".:-)


Bem, não é bem uma graaande notícia, mas foi inesperada e ao menos saíram do "processo em andamento, por favor aguarde.".

Como nosso deadline é na próxima 6ª feira e já nos enviaram esse e-mail, vamos esperar mais um pouco, quietinhos.

Se não chegar até à próxima semana, aí vamos incomodar novamente...:-D

Mas, pessoal, amigos que estão na torcida, esse post foi só para dar uma "satisfação" a vocês.
Agora somos nós que dizemos: tenham calma, que VAI CHEGAR!! :-)

Amanhã temos mais uma despedida de um pessoal que está viajando em maio e mais alguns amigos que farão entrevistas. Então, vamos curtir e comemorar, que quando menos esperarmos, vai chegar!!

Beijão a todos e à bientôt!!

PS: Em tempo, queremos dar os parabéns a todos que já receberam o pedido de passaportes e que daqui a pouco estarão concluindo o processo!!
Encontramo-nos em breve por lá!!:-)

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Solidariedade

Pessoal,

Este post é só para dizer "muuuuuito obrigada!!!".

Muito obrigada a todas as visitas que temos recebido, a todos os comentários que nos têm enviado, a todo apoio que vocês nos têm dado, principalmente por estarmos nessa fase "chaaata" como disse minha amiga Elaine.
Fico lisonjeada (eita palavrinha antiga), emocionada mesmo de ver as mensagens de apoio, conselhos de "calma" e a torcida para que tenhamos novidades em breve...:-)!!
Prometo que vamos tentar. Mas, a dúvida "ligar-ou-nã0-ligar", "escrever-ou-não-escrever" e segurar a ansiedade até a data limite que nos deram não é uma tarefa fácil.

Vamos estudar francês (obrigada Luiz), jogar coisas fora (obrigada Mylène), mas de vez em quando um bichinho vai me cutucar. Só que vou tentar me segurar!!
Prometo!!
Até porque, se for escrever ou ligar pra famosa figura do consulado, vou fazê-lo sendo bem direta. E aí, corro o risco de levar um fora, de ter nosso processo engavetado (será que fazem isso?) ou de continuar na mesma, esperando até só Deus sabe quando.
O agravante é que quase todos já receberam e ficamos sentindo como se fôssemos "os problemáticos"!!:-S
E como bem sabe quem já passou por isso, a vida precisa continuar, seja aqui, seja lá!!

Esse final de semana vamos para Salvador e isso vai ajudar a desviar um pouco a atenção. Isso e o fato de estarmos em fase de declaração do imposto de renda...:-D

Daqui a aproximadamente 15 dias, se não tivermos nenhuma notícia, ligamos pra lá!!
Se bem que já vimos tantos casos em que repetem "temos um prazo de 10 meses para analisarmos o seu processo e ele está em andamento"...
Quem me conhece sabe que gosto das minhas coisas bem claras, que não será novidade se eu for falar dos meus direitos, dizer que mereço uma satisfação, que me digam que tem de errado, etc..

Melhor não comprar briga!!

Quanto aos encontros, muitas pessoas andaram perguntando se somos nós que organizamos os encontros em Recife.
Na realidade, nós organizávamos os encontros junto com um grupo (alguns já estão no Canadá, como Elaine e Cláudio, Ricardo e Vivi, Luiz Cláudio e Anninha). Costumo dizer que éramos responsáveis pela divulgação...:-)
Exceto pelo primeiro encontro, que foi realizado num shopping, todos os outros foram feitos no salão de festas de um edifício no Derby, que era colocado à disposição por uma integrante do grupo.
O último encontro aconteceu em fevereiro e pensamos em fazer outro agora em abril, visto que alguns amigos estarão viajando em maio. Seria como uma despedida, inclusive.
Entretanto, não temos mais a nossa disposição o salão de festas. Colocamos ao grupo esse problema, para ver se aparecia um outro lugar, porque como nos últimos encontros tivemos muitos participantes, fica complicado fazer em um bar.
Até agora, esse problema do local não foi solucionado.
Então, os grandes encontros estão "suspensos" até segunda ordem. Até lá, teremos que nos contentar em fazer "encontrinhos", que não deixam de ser bem legais, mas que contam com um número bem menor de participantes.

Bem, por enquanto, é só!!

Estamos ansiosos por poder lhes dar boas novidades dentro em breve, mas isso não depende de nós...:-(

Fiquem com Deus e à bientôt!!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

"Quando o carteiro gritou e meu nome chamou com a carta na mão..."

Antes que achem que recebemos a fatídica correspondência, não, ainda não recebemos nada.

Cada semana que começa, novas expectativas e mais ansiedade. Na semana passada, tivemos mais uma greve dos Correios, o que pode ter atrapalhado a chegada dos pedidos de muitas pessoas.
Entretanto, no nosso caso, parece que não. Com receio que as correspondências pudessem ter sido extraviadas, escrevemos ao Consulado.
Eles nos responderam que nosso processo continuava em andamento, que até o momento não haviam enviado nenhuma correspondência, bem como o pedido de exames médicos e que, por favor, aguardássemos.
Foram educados. Mas, nós continuamos na mesma... Pior, ficamos sem saber o porquê de ainda não terem nos enviado nada, quando alguns amigos que enviaram na mesma época, e até mesmo depois, já receberam seus pedidos.
O Cláudio e a Elaine disseram que é porque quem tem filhos leva mais tempo, mas será isso mesmo? Como um dos antecedentes que enviamos, o da Polícia Civil da Bahia, foi tirado pela internet, recentemente me ocorreu a dúvida, será que seria por isso, ainda irão nos pedir documentos? Começam a passar algumas dúvidas na nossa cabeça.:-(

De qualquer forma, completamos 4 meses de abertura de processo no último dia 29 e no próximo dia 10 completa um mês que nosso endereço apareceu no e-cas. Ahhh, essa lenda do E-cas.

O lado ruim é que, para tomarmos algumas decisões, precisamos estar com algo mais certo, com alguma posição mais definida. E essa demora não ajuda em nada.
Como disse meu marido na semana passada, só agora nos demos conta que na realidade a fase mais importante é a chegada do pedido de exames, pois com ele, está praticamente certo da conclusão do processo de imigração. E até lá, continuamos esperando.

Enquanto isso, vamos acompanhando várias discussões, como "vale a pena mesmo?" e tirando lições das experiências dos que já estão por lá.
Uma coisa interessante que vimos há pouco tempo foram dicas para o dia-a-dia, como onde encontrar alguns ingrediente que temos no Brasil, sobre transportes, aluguéis de imóveis, como tirar a habilitação, etc.
Essas dicas com certeza serão muito úteis aos imigrantes recém-chegados no Québec.
Ahhh... E também temos acompanhado a nova fase de entrevistas que começou esse mês. Parece que até agora só ocorreram em São Paulo, mas dentro em breve começarão as de Recife também. Temos alguns amigos que estão nessa rodada e a todos, desejamos muito boa sorte!! Que venham mais CSQs!!

Abraços a todos,

À bientôt!!

Nós 4